Limpar e preservar a cidade para colher frutos futuramente. Esse é o objetivo do Projeto Socioambiental Nosso Rio, Nossa Mata Ciliar. Idealizado pelo gestor em turismo e especialista em gestão ambiental Giovani Rosa, o primeiro encontro ocorrerá no próximo dia 23, às 9h, no Jardim Alcebiades Seara, localizado na Praça Hercílio Luz, e pretende reunir Administração Municipal, iniciativa privada e cidadãos comuns do Vale do Araranguá.

De acordo com Rosa, o evento será dividido em quatro ações. “A primeira será a limpeza por dentro do Rio Araranguá, que faremos com pequenas embarcações. A segunda será nos focos de sujeira em terra, em que o povo, com ajuda de máquinas, ajudarão a limpar a nossa cidade. No terceiro ato nós espalharemos placas educativas para prevenir cada vez mais. A quarta será a mais bonita, porque plantaremos ipês floridos a cada 20m do Rio até a balsa”, explica.

Segundo o organizador, o objetivo de todo o encontro é plantar frutos para colher desenvolvimento futuramente. “Queremos limpar o nosso Rio e deixar o percurso dele bonito e agradável, pois, no futuro, quando funcionar o turismo aquático, quem navegar por ali possa se maravilhar com as belezas do nosso corredor florido”, acrescenta.

A organização do evento, que teve como ponto de partida o “A Praia e o Nosso Pico”, responsável por tirar 13 toneladas de lixo das orlas marítimas regionais, distribuirá camisetas, lanches, sacos de lixo e luvas. A participação é livre e sem fins lucrativos.