O relatório do Instituto Médico Legal de Araranguá já apontava:os acidentes de trânsito foram a principal causa de mortes em 2016. Do total de 93 óbitos registrados por morte violenta na região da Amesc, 26 foram de acidentes de trânsito.

O mês de maio está sendo reconhecido nacionalmente como o mês de prevenção aos acidentes de trânsito e na região, a Associação dos Proprietários de Veículos, APV, que possui mais de 4.300 associados em todo Vale do Araranguá lidera uma campanha de conscientização, especialmente sobre o uso do celular. Acompanhe a entrevista e saiba mais sobre esta ação:

A campanha Maio Amarelo faz alusão à prevenção de acidentes de trânsito. Em se tratando da APV, quais os serviços que vocês disponibilizam aos associados neste sentido?

A APV é uma associação ligada diretamente a sociedade. Um dos serviços que oferecemos aos nossos associados são as parcerias com empresas relacionadas a veículos. Como todos já sabem, a prevenção é a melhor maneira de evitar problemas de trânsito logo, a APV orienta a todos o hábito da manutenção do seu carro.

Vocês estão realizando alguma ação especial em alusão ao Maio Amarelo?

Estamos trabalhando fortemente com a conscientização do trânsito e para isso estamos atuando em parceria com a imprensa local e também por meio de ações específicas, como panfletagem e abordagem aos nossos clientes.

Quais seriam suas orientações para que as pessoas evitem acidentes de trânsito?

Neste ano o nosso maior alerta está sendo com o uso indevido do celular. Um grande número de acidentes está acontecendo pela falta de atenção quando o motorista utiliza o celular com o carro em movimento. Também relacionamos os problemas com a bebida, a falta do cinto de segurança e a imprudência com a velocidade excessiva ao volante. #MinhaEscolhaFazADiferença

Atualmente, quais os serviços disponibilizados pela APV?

Proteção veicular, descontos em lojas, desconto em combustíveis, rastreamento e monitoramento 24 horas, entre outros.

Para quem estiver lendo a entrevista, qual seria a importância de se tornar um associado APV?

A viabilidade de ter o carro protegido de roubos, furtos, acidentes, e imprevistos de problemas mecânicos com um valor acessível. A APV é a única associação sem fins lucrativos 100% do Vale do Araranguá. Outra grande vantagem é a barganha que o associado tem quando faz parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo comum: a economia.

Saiba mais

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Fonte: http://maioamarelo.com