Mais um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional será desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá. O “Colorindo o Prato” tem como objetivo educar sobre a alimentação na idade escolar, para que as crianças cresçam com conhecimento acerca dos alimentos com qualidade, fundamental para a saúde.

O projeto é realizado semestralmente pela Empresa Risotolândia (que fornece a alimentação escolar nas escolas da rede), e acompanhado pela Supervisão de Articulação com os Municípios da Gered. A supervisora Rosmere Macalossi e a integradora Glads Terezinha da Silva Farias receberam no setor da Gered a nutricionista e supervisora operacional da Risotolândia, Grasiane Sartor Paganini, que apresentou as atividades que serão desenvolvidas neste semestre por meio do “Colorindo o Prato”.

Entre as atividades, cada escola receberá um banner de fácil acesso aos alunos, cujo tema será discutido também em sala de aula. Os alunos receberão ainda um flyer que destaca os principais grupos alimentares que fazem parte da alimentação brasileira, entre eles leguminosas; cereais, raízes e tubérculos; legumes e verduras; castanhas e nozes; água; leite e queijos; frutas; carnes e ovos. O material destaca as propriedades de cada grupo, para sensibilizar também os pais ou responsáveis sobre o assunto. Como complemento da atividade, será sugerido que os alunos descrevam sua rotina alimentar, realizando uma autoavaliação da mesma.

A nutricionista destaca que o processo de transição nutricional, caracterizado pela inversão no padrão alimentar das famílias, que passaram a consumir mais alimentos fonte de gordura, açúcares, doces e bebidas açucaradas e diminuir a ingestão de cereais integrais, hortaliças e frutas, tem contribuído de forma negativa com a manutenção da vida saudável, inclusive na infância. “Uma solução para reverter esta situação é a implantação de atividades de educação nutricional nas escolas, para oferecer às crianças conhecimentos básicos sobre alimentação e nutrição, e incentivá-las a aceitar a responsabilidade de um comportamento alimentar condizente com a saúde”.

A supervisora de Articulação com os Municípios da Gered Araranguá, Rosmere Macalossi, reuniu no auditório da ADR em Araranguá os responsáveis pelo controle da alimentação escolar das unidades de ensino estaduais da Região na manhã de sexta-feira, 24. Na pauta estavam assuntos relacionados à Legislação, fiscalização, cardápios, procedimentos, entre outras questões ligadas à alimentação escolar.

Fonte: Leneza Della Krás