Quem estava pela praça ou na beira da praia na área central de Balneário Arroio do Silva neste fim de semana teve a oportunidade de presenciar uma apresentação diferenciada. Fazendo parte da programação da temporada de verão deste ano, foi realizado na manhã de domingo, dia 08, um encontro dos grupos de Terno de Reis da região. Grupos do Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Sombrio e Maracajá tocaram e cantaram, resgatando a cultura e chamando a atenção de moradores, veranistas e turistas. “Vi na programação que ia ter Terno de Reis e vim agora na praça só para prestigiar. Esta é uma cultura mais antiga e considero importante. É muito bonito”, registrou a veranista Vilma Debiasi, moradora de Orleans.

Os grupos de Terno de Reis tocaram e cantaram na Praça. Eles foram recepcionados na primeira hora da manhã pelo prefeito Juscelino Guimarães, o Mineiro, que também prestigiou a apresentação.

O Terno de Reis percorreu a área central do município, além de trechos na beira da praia. A intenção foi de resgatar a cultura e a música folclórica, além de levar a mensagem cristã em celebração ao Dia dos Reis (6 de janeiro).

Em 2014 o mesmo encontro foi realizado e também chamou a atenção de muitas pessoas.

O que é Terno de Reis?

A Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral, marcando as comemorações do ciclo natalino. De 23 de dezembro a 06 de janeiro, os grupos visitam as casas, fazem apresentações e recolhem donativos para novenas em homenagem ao Menino Jesus.

Segundo a fé católica, no Dia de Reis, os três Reis Magos, guiados por uma estrela, percorreram um longo caminho até encontrar aquele que consideravam o Messias. Depois da revelação retornaram às suas tribos para anunciar a descoberta a todas as nações. Neste dia, as famílias já podem desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas porque está encerrado o tempo da expectativa em torno do nascimento do Menino Jesus.

Fonte: Bianca Goulart