A travessia da balsa pelo Rio Araranguá, entre Balneário Morro dos Conventos e Distrito de Hercílio Luz, foi paralisada na tarde desta terça-feira, por motivos de segurança. Com a forte correnteza e vento durante um cruzamento, por volta das 13 horas, a embarcação não conseguiu atracar e foi ancorada próxima ao porto, a fim de não colocar em risco os tripulantes.

“Havia apenas um ônibus na balsa com cerca de 20 passageiros. Ao ancorar, ligamos para o Corpo de Bombeiros que fez o desembarque seguro dos passageiros”, afirma o fiscal do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Gabriel Gomes, ao relatar que também não houve nenhum dano com a embarcação. “A balsa não foi danificada. Estamos paralisando as atividades nesta terça para manter a segurança, devido à correnteza do Rio Araranguá e o vento que possam prejudicar a travessia”, acrescenta.

O secretário de Obras, Afrânio Ronconi, esteve no local e acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros. Ele destaca ainda a atuação dos balseiros no momento em que a balsa precisou ser ancorada. “Os profissionais da balsa demonstraram bastante prudência em não medir forças com o forte vento e a correnteza. Com isso, eles usaram da experiência para ancorar a embarcação de forma segura e assim não colocar em risco a vida deles e da tripulação”, enaltece o secretário. Com a melhora nas condições do tempo, a perspectiva é de que a balsa deverá retomar a travessia já na manhã desta quarta, dia 26.

Fonte: Prefeitura Municipal