A primeira reunião ordinária oficial do Colegiado Regional de Governo (CGO) foi realizada na tarde desta quinta-feira, 29, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, reunindo representantes dos órgãos do Estado da área de abrangência do Extremo-Sul.

A reunião de trabalho foi presidida pelo secretário executivo da ADR, Ivan Gabriel Milanez Ávila, e contou ainda, com a presença da totalidade dos Gerentes Regionais da Agência. O presidente do CGO ressaltou a importância em manter o grupo ativo e em sintonia. “Somos um grupo que representa o Governo do Estado aqui na Região. As reuniões do Colegiado servirão, dentre tantos objetivos, para que juntos possamos agir de forma conjunta e coordenada, convergindo esforços para o bem comum”, destacou Ávila.

O primeiro encontro oficial foi marcado pelas apresentações dos integrantes e leitura de alguns pontos da Lei nº 16.795, de 16 de dezembro de 2015, e do Decreto 856/2016, publicados pelo Governo do Estado que tratam da criação dos Colegiados e aprovação do regimento interno. Entre as competências do CGO estão a articulação para análise conjunta e integrada dos problemas relacionados à sistemática de execução e implementação das diversas ações de governo na Região; discussão de planos e programas relativos ao desenvolvimento regional; subsidiar a ADR com dados, informações e estatísticas das áreas de atuação, com vistas a contribuir para a elaboração do plano de desenvolvimento regional; melhorar a qualidade e celeridade na prestação dos serviços públicos, entre outras.

As reuniões de trabalho do grupo serão realizadas mensalmente, nas últimas quintas-feiras de cada mês, sendo que a próxima está agendada para o dia 27 de outubro. "Este foi nosso primeiro contato oficial com o grupo. Atendendo o que estabelece o Artigo 36 do Capítulo 2 do decreto 856, na próxima reunião os representantes dos órgãos estaduais apresentarão o relatório técnico circunstanciado com dados e informações acerca das ações realizadas e previstas”, concluiu o secretário executivo.

Integram o Colegiado Regional de Governo da ADR Araranguá o secretário executivo da ADR (presidente); os gerentes regionais das ações finalísticas - Educação; Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas; Saúde; Infraestrutura; Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas; Administração, Finanças e Contabilidade; e representantes dos órgãos estaduais na Região – Epagri; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Defesa Civil; Polícia Civil; Cidasc, FATMA; Casan; Celesc e Fazenda.

Fonte: Leneza Della Krás