Se é verdade que santo de casa não faz milagre, a premissa não se encaixa para o empreendedor visionário Elves Becker. Esta semana, a equipe da Becker Energias entrou com a papelada para a liberação das licenças prévias (LAI e LP) para a construção da primeira usina de energia solar em escala comercial, a única do Brasil com capacidade para produzir 8 MW de energia limpa e a maior em funcionamento, que será instalada em Balneário Arroio do Silva.

"Este é o resultado de dois anos de planejamento, e tem tudo para dar certo", afirma Becker, que diz que assim como o Arroio abraçou a ideia, ela poderia ter sido abraçada pelo DNIT com relação à Ponte Anita Garibaldi, a ponte de Laguna: "Fizemos várias viagens à Brasília no intuito de fazer o projeto na ponte, mas nossa ideia foi ignorada, e hoje, há um impasse no pagamento da conta de energia da ponte", opina Elves, que diz que caso o projeto de produção de energia solar fosse abraçado pelo DNIT, não haveria nenhuma conta de luz a pagar referente à iluminação da ponte Anita Garibaldi.

Mais uma prova de que santo de casa faz milagres, é a instalação de um poste de iluminação por energia solar no sistema off grid, ou seja, totalmente independente - no mesmo poste, acontece a captação da energia solar, armazenamento e distribuição da energia limpa e gratuita. A instalação é uma oferta para a prefeitura, e ao mesmo tempo, uma nova vitrine para os negócios da empresa. O primeiro poste de produção de energia limpa e renovável através do sol deve ser instalado às margens da BR 101, no trevo de acesso à Barranca, e marca mais uma vez o pioneirismo da empresa, já que o empreendimento é inédito no Sul do Brasil.