O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta segunda-feira, 18, a ligação asfáltica entre as pistas e o viaduto construído no km 339 da BR-101 Sul catarinense, em Tubarão. A autarquia vinha preparando as bases e o sistema de drenagem para completar o conjunto de obras para ligar as pistas até a estrutura. Ainda resta a ligação com a plataforma do viaduto, que será feita nos próximos dias.

A parte Norte do pavimento já havia sido feita em abril passado e, por conta do tráfego de veículos que segue em desvios lateral junto dos trabalhos para elevação do talude na cabeceira Sul, a ligação de pistas neste segmento foi finalizada posteriormente. Ao passo da aplicação do asfalto, o consórcio das empresas Setep-Sotepa ainda constrói sarjetas para sistema de escoamento e drenagem (lado direito) e já retira as escoras usadas para construção do viaduto (vão inferior).

Quando finalizado, o viaduto do km 339 terá 16 metros de largura sobre a pista, 14 metros de largura no vão inferior, 4,6 metros de altura no centro, duas calçadas para pedestres com dois metros de largura e duas faixas de rolagem, ambas com cinco metros cada. A construção do viaduto foi iniciada em 07 de março, quando o talude começou a ser escavado, abrindo frente para a construção da estrutura, fazendo parte do lote de obras complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense.

Fonte: Muriel Ricardo Albonico