O espírito de competição, os nervos acirrados e o domínio técnico no manuseio e combate ao incêndio por parte dos bombeiros serão colocados à prova neste sábado, dia 17. A partir das 8h, o Caverá Country Park será sede da 16ª Olimpíada Catarinense de Bombeiros. Esta será a primeira vez, em todas as edições da competição, que uma cidade do Sul do Estado sediará o evento.

O 4º Batalhão da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araranguá vem organizando o evento há dois anos. Conforme o tenente Vinicius Moura Marcolin, o evento não irá onerar os cofres do batalhão local, sendo os recursos para a organização provenientes de patrocinadores e da Federação Catarinense de Bombeiros - Fecabom. “Pelo contrário, este evento além de não ser uma despesa ao nosso batalhão, será um atrativo para a cidade, trazendo delegações de todo o estado, que vão competir na Olimpíada,” afirmou Marcolin.

Visibilidade, turismo e fomento a economia local. A Olimpíada Catarinense de Bombeiros vai reunir aproximadamente 1.600 pessoas, vindas de 50 cidades. Hotéis, restaurantes e o comércio local em geral serão certamente beneficiados com o evento. “É bom para a cidade, para nosso batalhão, enfim.. para todos,” completou o tenente.

A competição irá atravessar o dia, envolvendo os competidores em provas de combate a incêndio com extintor; atendimento pré-hospitalar; subida no cabo de sisal; natação e corrida rústica. Do 1º ao quinto lugar receberá uma premiação. “A competição em Araranguá pode reservar um momento histórico para o evento, pois se a delegação de Florianópolis, ou de São José do Cedro, ganhar o 1º lugar, ficará com o troféu definitivo, por já ter vencido outras quatro vezes a Olimpíada,” revelou Marcolin.

Organização sem competição

Pela regra da Olímpiada, a cidade sede não pode competir. Neste caso, Araranguá ficou com o dever de fazer bonito na organização, para receber tanto quem vem competir, quanto prestigiar, para quando estes visitantes retornarem à cidades de origem guardem boas recordações da Cidade das Avenidas.

Fotos: David Cardoso