A prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta semana as atividades de grupos na recém inaugurada Academia da Saúde, no bairro Jardim das Avenidas. O espaço é destinado a promover saúde e com foco na prevenção de grupos específicos e as atividades são orientadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Durante a manhã e tarde desta terça-feira, dia 13, foram realizadas avaliações em integrantes do programa Escola da Coluna, coordenado pela fisioterapeuta do Nasf, Amanda de Mattos Machado. De acordo com a especialista o programa vai proporcionar palestras educativas de conscientização postural e atividades para fortalecimento da coluna. “O objetivo é que por meio da reeducação e fortalecimento da musculatura que protege a coluna, vamos à busca do equilíbrio e da conscientização corporal, proporcionando benefícios como melhora da força muscular, alongamento, flexibilidade, respiração, controle motor, resistência, assim, gerando melhor qualidade de vida”, destaca Amanda. As avaliações seguem nesta quarta.

Participam deste grupo indivíduos que possuam diagnóstico médico de patologias da coluna (Escoliose, Lombalgia, Cervicalgia, Hérnia de disco, e entre outros..) e que já passaram por tratamento fisioterapêutico individual, tratando a fase aguda de inflamação e dor. O programa será fechado, com duração de três meses e encontros de duas vezes na semana e vagas limitadas para 12 pessoas. Passado o período do primeiro grupo, novas turmas poderão ser formadas de acordo com a demanda a ser atendida.

E nesta quinta, dia 15, às 19 horas, iniciará na academia os encontros com o grupo de combate ao tabagismo, que contará com 30 participantes priorizando inicialmente os moradores dos bairros Jardim das Avenidas, Urussanguinha e Coloninha. Serão realizados encontros semanais com duração de três meses. Para a secretária municipal de Saúde, Rosane Kochhann, o início das atividades dos grupos vai proporcionar bem-estar e melhoria na qualidade de vida dos participantes. “Desde que implantamos a Academia da Saúde a proposta está em atender a grupos específicos da área da saúde. Com o início das atividades o município dará mais um passo importante no processo de humanização no atendimento à população”, comenta a secretária.

Reportagem e fotos: Assessoria de Imprensa