O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae iniciou a retirada dos aguapés e brachiarias da Lagoa dos Bichos, também conhecida como Lago Dourado. Da primeira etapa, 20% do total já foi limpo. A máquina continua trabalhando continuamente no local. A determinação de realizar a limpeza da lagoa foi do prefeito, Sandro Maciel. 

Segundo o diretor Técnico do Samae e coordenador desta ação na lagoa, Paulo Simon, as espécies estavam tomando conta da lagoa, por isso, faz-se necessário a retirada.

De acordo com o diretor Geral do Samae, Everson Casagrande, aproximadamente 70% será limpo com a máquina. “A segunda etapa é manual, onde será retirado o que sobrar. É obrigação do Samae garantir, junto com a comunidade, a proteção dos mananciais”, destaca.

A medida protetiva da lagoa foi discutida anteriormente em reunião com a superintendente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama), Karine Neves, o engenheiro Agrônomo da Fama, Luiz Leme, o diretor Técnico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Paulo Simon e moradores do entorno da Lagoa. “A maioria dos moradores assinou o contrato e ficou acertado que faríamos a limpeza. Os moradores e proprietários ficaram responsáveis pela manutenção depois”, explica Casagrande.