O responsável pelo setor de vacinas da Secretaria de Saúde e Saneamento de Jacinto Machado, enfermeiro Edi reconhece que ainda falta conscientização, principalmente dos pais e responsáveis para que as meninas entre 09 e 13 anos recebam a vacina contra o HPV.

“Já fizemos um arrastão nas escolas, os professores tem sido parceiros, mas os pais precisam incentivar suas filhas a tomarem a vacina, que é para o bem delas, contra o HPV que é principal causador do câncer do colo do útero”.  O responsável pelas vacinas conta que foram feitas visitas nas escolas e distribuídos bilhetes para que as alunas entregassem aos pais.

A meta da Secretaria Estadual de Saúde para Jacinto machado é de vacinar 257 meninas entre 9 e 13 anos. Isso  inclui a primeira dose e a segunda dose. Até o momento mais de 53% da faixa etária foi vacinada.

Valdineia Darabas Policarpo, que trabalha no hospital da cidade, levou a filha Talia de 9 anos para tomar a primeira dose. “A gente que é mãe tem que incentivar porque a vacina é prevenção para a menina e saúde para a mulher”, ressalta.

De acordo com o enfermeiro Édi, a maioria das meninas com idade de 9 anos não faz porque o pai mãe não autorizaram. 

Ele espera que esse quadro mude e que a meta seja atingida. O enfermeiro pede a todas as meninas que já tomaram a primeira dose da vacina em 2014 para que compareçam a UBS central para receber a segunda dose. “Não importa a idade, se tomaram a primeira dose com 13 e hoje estão com 14 ou 15, devem fazer para que tenha o efeito esperado.

Para a secretária de Saúde, Ana Back Machado, a campanha de vacinação contra o HPV em meninas entre 9 e 11 anos de idade, faz aumentar a prevenção que tanto buscamos para evitar o câncer do colo do útero e neste mês do Outubro Rosa, é a oportunidade para que mães e filhas estejam cada vez mais prevenidas contra esta doença que tem cura, se diagnosticada cedo”, afirma.

Fique por dentro  

A vacina contra o HPV estará disponível para adolescentes de 9 a 11 anos nas Unidades de Saúde do SUS. A adolescente deverá tomar 3 doses da vacina, a segunda dose 6 meses depois da primeira e a terceira 60 meses depois da primeira dose. Será usada a vacina quadrivalente HPV que confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. É bom lembrar as meninas de 12 e 13 anos que ainda não foram vacinadas para procurar a UBS para receber a vacina. A proteção só acontece com a segunda dose.

Foto: Assecom