Há décadas, o som das quatro rodinhas que apoiam os shapes (base do skate) já compunham a melodia urbana araranguaense. E cada canto da cidade conta um pouquinho dessa trajetória. Embora as pistas, desde sempre, tenham embalado a diversão e os sonhos dos skatistas araranguaenses, as ruas, calçadas e até estacionamentos também revelam a história do esporte no município.

De acordo com Federação Brasileira de Skate, o esporte chegou ao país nos anos 60, trazido por filhos de diplomatas americanos. No começo da década seguinte, a modalidade já tinha muitos adeptos em Araranguá. Como em um ollie, manobra que consiste em tirar os dois eixos do chão para fazer o skate saltar, a cidade viu o número de praticantes crescer desde então. Alguns protagonistas desta história são ilustres, outros ainda no anonimato fazem verdadeiras piruetas no ar e encantam pelas manobras radicais.

O encontro destas diferentes gerações de skatistas já tem data e hora para acontecer na Cidade das Avenidas. É o 4º Marbon de Skate Amador. O evento vai ocorrer no dia 3 de outubro, a partir das 14h e no dia 4 de outubro, a partir das 9h. O local será a pista pública de skate, localizada no Centro de Araranguá.

Conforme o idealizador, Mauricio Bon, a proposta do evento é fomentar a prática do skate “contribuindo assim com o crescimento do esporte na região Sul de Santa Catarina,” pontuou.

O 4º Marbon de Skate Amador contará com a presença de atletas profissionais e será dividido nas categorias Mirim, Iniciante, Amador 1 e Amador 2. Todos competirão na modalidade street. Haverá premiações do 1º ao 4º lugar, sendo que a categoria Amador 1 vai ter um prêmio especial: um fim de semana na pousada Hi Adventure, em Florianópolis. A expectativa da organização é envolver mais de 800 pessoas com a competição.

Fotos: Divulgação