Estradas intrafegáveis, muita lama em dia de chuva e muita poeira em dia de calor. Segundo moradores de Retiro da União, essa tem sido a atual realidade do local mas não exclusiva apenas desta comunidade e sim de boa parte do interior de Sombrio.

A falta de investimentos na infraestrutura da Zona Rural do município e as péssimas condições de trafegabilidade das estradas foram parar na internet. Usando as redes sociais, os internautas criaram vários “memes”, que no 'mundo da internet', referem-se ao fenômeno de 'viralização' de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia,  música, que se espalha entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

O site “Sombrio Sensacionalista” que possui centenas de seguidores publicou uma imagem onde o ônibus escolar da prefeitura de Sombrio aparece estacionado em meio ao lamaçal, ao lado de um Jeep utilizado para fazer rally. A foto foi registrada em uma das estradas da localidade de Retiro da União. Nesta mesma localidade o Governo do Município iniciou em fevereiro deste ano, uma pavimentação com valor estimado em quase R$ 650mil.  A obra que tinha prazo de encerramento previsto para julho até o momento não foi finalizada.

A publicação do site traz uma sátira à atual realidade do local: “OBRAS NÃO PARAM - Em semana de andamento em várias obras paradas no centro da cidade, interior é protagonista com o projeto da Primeira Trilha do Retiro da União, trabalho que vem sendo feito pela equipe da prefeitura nos últimos três anos e hoje conta com 90% de conclusão. 'Estamos confiantes, pois a trilha será multiuso, já que em épocas de seca o terreno se assemelha à Dakar, no Senegal, sendo que futuramente poderemos trazer o Rally dos Sertões pra cidade' - disse o secretário de turismo da cidade. 'não gosto das piadas do jornal de vocês' disse um morador local, 'mas gosto menos ainda dessa estrada cheia de lama' concluiu cabisbaixo. “ afirmava a notícia do satírico Sombrio Sensacionalista.

Reportagem: Saulo Pithan

Fotos: Sombrio Sensacionalista