O crime de abigeato, que é o furto de gado, tem se tornado comum na região. Somente nos últimos meses, cerca de quatro casos foram registrados pelas Polícias Civil e Militar. Mais uma tentativa de furto foi realizada na noite de quarta-feira, mas com a agilidade da Polícia Militar e a façanha da vítima, oito envolvidos foram presos em flagrante.  

Por volta das 23h44min da noite de quarta-feira, Valdir Maciel Pereira, morador da Estrada Geral do bairro Curralinhos, em Santa Rosa do Sul informou a Polícia Militar, via Copom, que havia ocorrido o furto de dois bovinos em sua propriedade. Valdir informou ainda, que estava seguindo os ladrões e que eles estariam a bordo de uma caminhonete Pajero, de cor preta, placas de Balneário Arroio do Silva, que havia pifado na comunidade de Vila Conceição. 

Imediatamente uma viatura se deslocou para o local, quando novamente Valdir entrou em contato com a polícia, informando que os ladrões, que estavam na caminhonete, receberam ajuda de um automóvel Fiat Uno, de cor vermelha que estaria puxando o veículo pela BR 101, em direção a Sombrio.

Neste momento duas viaturas seguiram para o local, uma saindo de Sombrio e outra de Santa Rosa do Sul, sendo que esta conseguiu alcançar e abordar o automóvel Fiat Uno, com placas LXT  9138 de Araranguá, na Vila Conceição. No interior do automóvel estavam oito homens. Segundo a polícia, os ladrões abandonaram a caminhonete, que foi localizada há poucos metros do local, onde os oito envolvidos foram presos em flagrante. Na caminhonete a polícia conseguiu recuperar um dos dois animais que haviam sido furtados na propriedade.

Os oito envolvidos foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Santa Rosa do Sul, bem como os dois automóveis, cordas, machadinha, facão e outros objetos apreendidos. A polícia foi junto à vítima tentar recuperar o outro animal furtado, mas não obteve êxito.

Na tarde de ontem a reportagem do Jornal Amorim entrou em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Santa Rosa do Sul para saber se os oito homens permaneciam presos e foi informada de que o juiz havia concedido à prisão, convertendo em prisão preventiva de Altemar Silveira Blauther, Eliton de Souza Blauther , Elivelton de Souza Blauther , Jose Adriano Heredia de Matos, Marcos Roberto de Matos, Andre Monteiro Gomes, Iago de Souza Dutra e que os mesmos aguardavam na Central de Polícia de Araranguá para serem transferidos. 

Todos os presos são da cidade de Araranguá.

Colaboração: Especial W3 / Jornal Amorim