O encontro de Colegiado de Cultura e Turismo da Amesc ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 14, na Festa do Colono de Turvo. O evento reuniu secretários e diretores de Turismo e Cultura de 12 municípios da região, com o objetivo de anunciar uma boa novidade: abriram editais e chamamento público no Ministério da Cultura e Ministério do Turismo, para recursos na área da gastronomia.

Conforme a coordenadora de Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, o encontro serviu para orientar os municípios e iniciar os encaminhamentos para o envio dos projetos para os Ministérios do Governo Federal. Ainda segundo ela, a região teve nove municípios entre os selecionados, sendo a região do Estado a ter mais cidades escolhidas pelo edital.

“Hoje a Amesc é uma região pioneira na elaboração dos planos municipais de turismo. É a lição de casa sendo feita, servindo de referência. Agora o próximo passo é o de cumprir os requisitos do edital,” declarou Cristiane.

Os recursos vindos dos Ministérios da Cultura e Turismo terão que ser destinados a projetos de capacitação ou a eventos que envolvam a gastronomia. A próxima reunião da Amesc será no dia 19, às 19h no Centro de Informações Turísticas de Praia Grande, quando serão decididos os projetos que cada município ficará responsável por elaborar.