A 5ª edição da Banarroz e 13ª Festa do Colono realizou o tradicional concurso da banana que premiou os produtores que melhor se destacaram no cultivo e produção da fruta. A ideia é incentivar a atividade que é uma das principais responsáveis pelo dinamismo econômico do município.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Associação de Bananicultores de Sanga da Curva (Abasc),Murilo Pagani, o cultivo da banana além de incrementar e fortalecer a economia do município possibilita renda à centenas de famílias de Jacinto Machado. “A atividade está se fortalecendo cada vez mais pois segue ancorada sempre em técnicas inovadoras de manejo, o que tem ajudado os bananicultores a incrementar a renda familiar,” explicou.
O concurso da banana, foi  organizado pela Epagri, Associação de Bananicultores de Sanga da Curva e Secretaria Municipal de Agricultura e Irrigação (Abasc) e mostrou que apesar das adversidades do clima, os produtores conseguiram oferecer cachos de peso e qualidade.

Para o bananicultor Wagner Piva, Presidente da Abasc, “o segredo é boa adubação, manejo e cuidados como a limpeza e o desbaste do coração na hora certa,diz.

Os bananicultores receberam certificados de participação da Comissão Central Organizadora da Banarroz e prêmios do comércio local. Durante os quatro dias da 5ª Banarroz a Associação de Bananicultores de Sanga da Curva distribuiu aos visitantes centenas de quilos de bananas que foram vendidos ao preço especial de apenas R$ 1 real a penca.

Reportagem: Saulo Pithan

Fotos: David Cardoso e Leandro Haubert