Foi uma comemoração de aniversário que uniu neste sábado, três grupos praticantes de aeromodelismo. Para não passar a data em branco Josemar Ferraz decidiu fazer um dia diferente e reunir os amigos. Além do tradicional churrasco o dia foi dedicado à brincadeira e treinos com a prática do aeromodelismo.

Diversos modelos enfeitaram o céu, no bairro São Francisco, em Sombrio, e chamavam a atenção de quem passava e parava para admirar as inúmeras manobras. A reportagem do Jornal Amorim esteve no local e pode apreciar dois grandes momentos. Em um deles, o aeromotor de médio porte, foi pilotado por um garoto de 12 anos, que deu um show de manobras no ar. Logo após os presentes puderam ver de perto a realização da manobra mais difícil, para quem pratica o aeromodelismo, o momento em que o piloto segura o avião em movimento pela calda.

O aeromodelismo

O aeromodelismo é um hobbie que a cada dia atrai mais seguidores e cresce de maneira assustadora. E quem adere a esse hobbie, nunca mais o abandona! Uma das principais razões para isso é que o aeromodelismo nunca se torna repetitivo, se você já estiver enjoado de fazer os mesmos voos e as mesmas manobras, você pode simplesmente aprender novas acrobacias.

“Passar perto do chão, estar com aquele medo, e conseguir recuperar, só quem já pilotou um aeromodelo, conhece essa adrenalina”, comentou Tavares, que se apaixonou pelos aviões e já adquiriu um de pequeno porte.

Os aviões de aeromodelismo

A cada dia os aviões utilizados no aeromodelismo estão mais modernos. Os aviões que sobrevoaram o céu de Sombrio, no último sábado, chegam a custar 14 mil e isso não inclui o valor do controle, que varia dependendo da distância de alcance e funções.

Os aeromodelos eram pilotados via controle remoto, possuíam motor de Biz, podendo atingir mais de 150km/h e eram abastecidos com gasolina, em um processo minucioso, realizado pelos pilotos, que inicia com a filtragem do combustível, até a longa espera do abastecimento. Segundo os condutores os aviões poderiam percorrer a distância de 20 km.

Hoje há modelos de avião que dão marcha ré em pleno voo, ou o avião conhecido como FPV, que pode ser pilotado por câmera, como se você estivesse dentro do aeromodelo, com a câmera embutida você pode acompanhar seu voo pela Tv ou através dos óculos simuladores, a pilotagem em primeira pessoa é totalmente distinta da realizada em terceira pessoa.

Existem muitas outras características que conferem enorme singularidade ao aeromodelismo, como voo noturno, voo dentro de quadra, voo preciso onde as manobras são feitas de forma quadrada. Sem falar que as opções de aeromodelos são as mais variadas possíveis, de caças a aviões comerciais.

Colaboração: Especial W3 / Jornal Amorim