Representantes da Federação Catarinense de Esporte (Fesporte) estiveram nesta quarta-feira, dia 24, em Araranguá para anunciar que a cidade e o município vizinho, Balneário Arroio do Silva, sediarão os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que acontecerá de 6 a 9 de agosto. O anúncio aconteceu no final da tarde no gabinete do Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva.

A equipe da Fesporte formada pelo diretor de esporte Luciano Heck e o gerente de esporte de participação Adriano Ribeiro, além do coordenador técnico do evento, João Cascaes e o integrador esportivo da 22ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Rogério Henrique Gonçalves, realizou vistoria nos locais que abrigarão as competições (pista de atletismo, ginásios, piscinas) e também nas escolas onde serão alojados os estudantes/atletas.

Segundo o integrador esportivo da SDR, as competições acontecerão em Araranguá e Balneário Arroio do Silva. “Os dois prefeitos aceitaram prontamente a idéia e se colocaram à disposição para ajudar cedendo espaços para os alunos ficarem e também para a realização de algumas modalidades”, explica.

O Secretário Regional, Ademir da Silva, ficou contente em saber que a região sediará um evento esportivo tão relevante quanto o Parajesc. “O Parajesc proporciona a integração e a inclusão dos nossos estudantes, mostrando a eles que através do esporte tudo se torna possível”, disse.

Luciano Heck diretor da Fesporte lembrou que estes eventos, além de trazerem movimentação esportiva, acabam gerando movimentação financeira. “São aproximadamente 250 atletas, mais professores e acompanhantes circulando nas cidades da região, isso gera lucro e turismo”, enfatizou.

A competição

Os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) são destinados aos estudantes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. O evento envolve estudantes de 12 a 17 anos das redes estadual, municipal e privada de Santa Catarina.

Estarão em jogo os títulos do atletismo, bocha paralímpica, judô, natação, tênis de cadeira de rodas e tênis de mesa.

Vitrine

Na avaliação do coordenador geral do Parajesc, João Cascaes, o evento, além de ser uma seletiva, tem a importante missão de buscar talentos. “A competição serve de vitrine, já que muitos atletas acabam indo para a competição nacional, que esse ano acontece em Fortaleza, e são convocados por clubes e até seleção brasileira”, argumentou. Ele lembrou a trajetória da mesatenista Bruna Alexandre de Criciúma, que deu seus primeiros passos no Parajesc e que hoje integra a equipe do São Paulo, e já representou a seleção brasileira em diversas competições.

O Parajesc é uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Araranguá e das prefeituras de Araranguá e Balneário Arroio do Silva.