As redes socais ficaram coloridas durante esta sexta-feira (26). A felicidade e o amor triunfaram sobre o sentimento conservador, e para celebração de gays, lésbicas, transsexuais e simpatizantes, o casamento gay é legal em todos os Estados Unidos da América.

E no Vale do Araranguá a euforia pela conquista não passou despercebida. Diversas pessoas entraram em redes sociais, como facebook e twitter e trocaram a foto de perfil por uma mais acolhedora. Com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT, milhares de moradores comemoraram a novidade.

Em entrevista a reportagem W3, alguns deles comentaram o porquê da euforia. Confira as declarações:

“O casamento não é mero espetáculo, em que um casal jura amor eterno, são direitos e deveres que os dois assumem entre si, em forma de respeito e companheirismo. Eu e meu companheiro somos casados no civil há 2 anos, no dia 28/06/2013 oficializamos uma união de 11 anos, estável e respeitosa, conquistamos um direito e nunca abrimos mão de nossos deveres como cidadãos. Acredito que a união civil sirva para fortalecer e oficializar a união entre pessoas, reconhecendo o amor, mas também os direitos enquanto casal, firmando perante a sociedade que a relação é séria e que prevalece o respeito.” Declarou Rangel Albano.

“Porque com um país tão influente no mundo aprovando o casamento gay, mostra que os gays estão conquistando seu espaço e direitos, onde assim ajuda a sociedade a começar a olhar de uma forma diferente a comunidade.” Marcos Aurélio.

“Eu considero um avanço mundial, já que os EUA são uma referência para todos os países. O casamento é um direito primário para qualquer casal que se ama, e é muito triste saber que muitos morrem por simplesmente amar. Considero hoje um dia de festa, um dia em que o amor venceu.” Catieli Behenck.

“A comunidade LGBT lida diariamente com uma série de notícias absurdamente tristes. Assassinatos por causa de homofobia, o ataque de frentes conservadoras etc. E por isso eu acho que simbolicamente, é um marco bastante importante pra comunidade inteira.” Leonam Dalla Vecchia.

Dia histórico

Em decisão histórica, a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou nesta sexta-feira (26) o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos. A decisão veio por cinco votos contra quatro.

Fotos: Reprodução / Facebook