Resgatar e preservar a cultura e fomentar o turismo de negócios. Estes são os principais objetivos da 22ª Festa do Colono. Sede de uma das festas mais tradicionais da região, Turvo já se prepara para receber turistas do Vale do Araranguá e de todo Brasil, que buscam prestigiar a cultura do colono italiano e claro, as novidades no setor agrícola.

A festa ocorre de 13 a 16 de agosto, no parque de exposições prefeito Iris Olivo. Conforme o presidente da comissão organizadora, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Jair Toreti, a programação está praticamente definida.

“É a maior festa do colono de Santa Catarina, e por este motivo é uma responsabilidade muito grande realizá-la. Nosso objetivo é enaltecer o colono, mostrando o potencial da nossa agricultura,” declarou Toreti.

Para manter viva a tradição do colono turvense, 11 eventos prometem trazer desde atrações radicais, a feiras de negócios. São shows com manobras de bike, ciclismo; encontro de trilheiros de jeep, motocicleta, paramotor e aeromodelismo, que vão dar o tom na programação da festa. “Hoje o agricultor tem vários hobbys, por isso a programação estará repleta de atividades esportivas,” explicou o secretário.

Feira e corrida de tratores

Quando afirmamos que a programação da Festa é repleta de atrações, é porque de fato, ela  é. Além das atividades, a vice-presidente da comissão organizadora, Cintia Brígido, lembrou da grande feira do agronegócio, que reúne mais de 20 expositores, e a tradicional corrida de tratores.

“O ponto forte da festa é que as atrações ocorrem simultaneamente. A festa vai estar imperdível, com atividades para todos os públicos,” apontou Cintia. Ainda conforme ela, a expectativa de público, é superar a última festa, que ocorreu em 2013, quando passaram pelo local mais de 120 mil pessoas. “Este ano queremos chegar a 150 mil”, afirmou.

Programação

Com atrações para todos, atingir este público total será um objetivo de fácil alcance. Confira a seguir as principais atividades da 22ª Festa do Colono.

Quinta-feira – 13/08

18h – Abertura do Parque de exposições;

19h – Abertura da Feira do Agronegócio;

23h – Show com Os Serranos.

Sexta-feira – 14/08

8h – Abertura do Parque de Exposições;

10h – Palestra “O Cenário Nacional da Agricultura” com o secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa e o presidente Estadual da Epagri, Luiz Ademir Hesmann;

21h – Pro Tork Freestyle Show (Show de motocross) na pista da arrancada;

22h – Show nacional com banda Toma Rock;

23h30 – Show nacional com Papas da Língua.

Sábado – 15/08

9h – Desfile de Máquina e Carros alegóricos;

9h15 – Saída da trilha de motos, jeeps e gaiolas;

9h30 – Início do 2º Festival Catarinense de Para-motor;

12h30 – Show cultural com “As Meninas da Sanfona”;

19h30 – Show de balonismo;

20h – Bike Session Show (Show de manobras radicais com bikes);

21h – Apresentação da Banda Cultura Jovem;

22h – Show Country Rock com Banda The Travellers;

23h30 – Show com Neguinho e Emanuel.

Domingo – 16/08

8h30 – Abertura da 14ª Arrancada Catarinense de Tratores;

8h45 – 1º Pedala Turvo (Ciclismo);

9h – 2ª Festival Catarinense de Para-motor;

9h15 – Show de Balonismo;

13h – Show italiano com o grupo Roba da Ciodi, de Nova Veneza;

17h – Show com Solto das Patas;

18h30 – Show com Julian e Juliano.

Reportagem: Felipe Balthazar

Fotos: David Cardoso / Divulgação