A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva lançou na noite de terça-feira, 16, um audiovisual que apresenta as potencialidades do município, destacando os pontos turísticos, os eventos, a pesca, o artesanato, a gastronomia e o comércio local. O vídeo foi produzido através do Projeto A Caminho dos Canyons com o apoio de vários parceiros e estará disponível no site da prefeitura e nas redes sociais para que todos tenham acesso às belezas do balneário.

No evento, o turismo e a cultura foram destaque. Na presença de comerciantes e representantes do trade turístico, autoridades e representantes de entidades, o momento foi marcado também por um bate papo sobre turismo e cultura. Os trabalhos realizados com a elaboração dos planos municipais de cultura e turismo foram apresentados para a população presente. “Um dos objetivos foi prestar conta do que vem sendo feito no município. A primeira etapa do plano municipal de turismo já está concluída e estamos trabalhando para concluir as demais etapas. Acreditamos que até o final do ano o plano esteja completo”, explicou o prefeito Evandro Scaini.

A coordenadora de turismo, cultura e meio ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, destacou a importância dos planos municipais de turismo e cultura que estão sendo realizados na região da Amesc, sendo pioneiro no país. “O planejamento é fundamental para a construção de políticas públicas das áreas. O processo está sendo construído de uma forma participativa com as características de cada município, plano este que já é modelo para a Secretaria de Estado e Turismo”, disse a coordenadora.

A diretora de cultura, Sandra Peruchi, também falou dos projetos desenvolvidos no balneário, entre eles, o lançamento de um concurso cultural para a escolha do hino municipal. Informações do Plano de Cultura foram também destacadas pela integrante da comissão técnica de elabora o documento, Odécia Almeida de Souza.

Para complementar o evento, foi realizada também a posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo que tem em sua diretoria representantes da prefeitura, Colônia de Pesca, Conseg, CDL, Sindicato, Associações e representantes do trade turístico, conforme orientações do Ministério do Turismo que seguem o Plano Municipal.

“O Conselho tem o dever e o trabalho de apontar diretrizes e políticas públicas para poder fomentar o turismo no município, sendo assim um parceiro direto da administração municipal”, enfatizou a diretora de turismo, Maira Cardoso.

Membros da diretoria do Conselho Municipal de Turismo:

Presidente: Fábio Luciano Casagrande

Vice-Presidente: Stela Maris Freitas de Saibro

Tesoureiro: Carmen Verdi

1ª Secretária: Maira Cardoso

2ª Secretária: Luciane Oliveira

Conselho Fiscal: Vanderlei de Souza, Luciane Cristina Alves, Gilberto Francisco.