As oficinas do Projeto Orla no Morro dos Conventos têm sido de grande valia para a construção de um projeto sustentável, num grande mutirão que envolve órgãos governamentais, não governamentais, ambientalistas e pesquisadores

Na oficina de quarta-feira (20), o grupo debateu sobre a área quatro que compreende o Centro do Balneário. Foi demonstrado o interesse de todos para que se encontre um denominador comum e que o cartão postal se mantenha inalterado em pontos que são considerados intocáveis por serem áreas de APP.

Sítios Arqueológicos

A oficina de quinta-feira, (21) foi enriquecida pela presença dos arqueólogos e professores de história da Unesc, que acrescentaram dados que até então não tinham tomado parte dos debates. 

O encontro teve a participação do professor doutor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da universidade, Juliano Bitencourt Campos, assessorado pelos professores Heron De Cezaro, Diego Moser e Josiel dos Santos, mestrando em Antropologia e Arqueologia, natural de Araranguá.

De acordo com o professor doutor Juliano Bitencourt Campos, a ocupação histórica na região do Morro dos Conventos deu-se a cerca de 4 mil anos. Os primeiros habitantes foram os índios Xokleng e nos últimos 600 anos os Guaranis. 

Os achados em escavações feitas pelo setor de Arqueologia da UNESC comprovam a existência de pelo menos 31 sítios arqueológicos na região do Morro dos Conventos, sendo 8 sítios de sambaquis, 18 Guarani, 02 de Caçado-coletor, 02 históricos, e 01 multicomponencial.

Nestes locais foram encontrados materiais cerâmicos e urnas onde os índios Guaranis enterravam seus mortos, material usado em pontas de lanças e ferramentas rudimentares.

“É preciso uma ampla parceria entre as instituições governamentais, ambientais, privadas e não governamentais para evitar a depredação destes sítios arqueológicos. Pensar numa Gestão Integrada de Território – GIT  e criar redes de proteção para que as conquistas não se percam com o passar do tempo”, afirmou.

Os próximos encontros do Projeto Orla, no hotel Morro dos Conventos, estão marcados para acontecer nos dias 10 e 11 de junho.