Na noite de quinta-feira, dia 14, na sede do Sitracom, o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá, no bairro Cidade Alta, o vereador Ozair da Silva, o Banha (PT), participou de uma reunião com o Diretor Presidente da Cresol (Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária) de Jacinto Machado, Hélio Giusti, o Vice-Presidente, Gílio Gregorini e representantes da comunidade e de entidades para discutir a instalação de uma unidade na Cidade das Avenidas. Alguns encontros já ocorreram para debater o assunto.

De acordo com Giusti, a Cresol, cujo foco é atender o trabalhador da agricultura familiar, possibilita a participação de todos os envolvidos em sua gestão e apresenta taxas mais baixas do que o mercado em geral, alguns dos atrativos que já se tornaram características da cooperativa. Para implantar uma filial no município, é preciso que haja condições para tal realização. “Precisamos ter mais gente contribuindo com o processo - a Câmara de Vereadores, o Governo Municipal, a União das Associações de Moradores, entre outras instituições. Necessitamos de representações bem amplas e ecléticas”, explicou Giusti que ressaltou que “praticar juros menores e atender bem às pessoas” é o diferencial da entidade.

Além de explanar sobre como a cooperativa atua, Giusti passou um vídeo sobre o trabalho da Cresol e respondeu as perguntas dos presentes. “O primeiro passo é criar a demanda que justifique uma praça aqui na cidade; temos que criar condições para abrir uma filial”, destacou o Diretor Presidente.

Já Banha ressaltou que a criação da unidade justifica-se pela necessidade de uma cooperativa com o perfil da Cresol. “Muitas pessoas que conseguiram crédito, talvez não o obtivessem em outras instituições”, explicou o legislador.

Atuação

Atuante em Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Cresol possui na região sul catarinense cooperativas em Jacinto Machado, São João do Sul, Jaguaruna, Treze de Maio, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, e dez unidades de atendimento em cidades como Meleiro e Jaguaruna.

Sobre a Cresol

As cooperativas nasceram das experiências do Fundo de Crédito Rotativo (FCR), financiado pela cooperação internacional (MISEREOR) e criado na década de 1980 e início dos anos 90, no Sudoeste do Paraná, por um conselho de entidades populares da região.

Na mesma época, na região Centro- Oeste, pequenos investimentos também eram financiados pela ACT, hoje TRIAS, para grupos de agricultores familiares.

Em 1996, surgiram as primeiras Cooperativas Cresol, sendo três no Sudoeste do Paraná (Dois Vizinhos, Marmeleiro e Capanema) e duas no Centro-Oeste (Pinhão e Laranjeiras do Sul). Na mesma época, foi criado pelo Governo Federal o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Reportagem: Vanessa Irizaga- Especial W3- Assessoria de  Imprensa