Tranquilidade em meio à Natureza. A casa da artesã Gedy de Souza é um verdadeiro paraíso cercado de flores e plantas. Além de contar com um belo e enfeitado jardim, a mãe de família tem alguns animais como galinha, galo, pássaros e cachorro que fazem a alegria do lar.

Natural de Torres, no Rio Grande do Sul, de uma localidade do interior do município, Gedy residiu um tempo em Balneário Arroio do Silva e depois se mudou para Araranguá. O envolvimento com o meio ambiente veio de berço. “Meus pais cultivavam abacaxi, milho e você já herda isso”, contou a artesã que organizou uma horta em casa.

Na residência localizada no Centro do município, Gedy une simplicidade, estilo e sustentabilidade, em cada canto do pátio ou no interior da casa. No jardim, uma bicicleta pintada de branco serve de adorno; dois puffs coloridos feitos com pneus dão graça e charme ao ambiente; um balanço dá um ar rústico e uma fonte engrandece todo o local, enchendo os olhos. O trabalho realizado pela gaúcha demonstra que é possível embelezar qualquer ambiente fazendo uso apenas da criatividade e imaginação.

De acordo com a artista, que realiza artesanato há 12 anos, muitos móveis descartados pela comunidade são utilizados pela artesã e repaginados, muitas vezes com a ajuda da Apae do município. “A entidade desenvolve oficinas de restauração e também faz móveis”, contou Gedy.

No quarto ou na sala, cada objeto tem uma história. “O meu guarda-roupa foi tirado do lixo”, revelou a artesã que trabalha realizando atividades no Centro de Atenção Psicossocial, o Caps da cidade. Mais de 50 pessoas participam das oficinas.  “Eu faço dinâmicas e deixo livre para eles escolherem o que querem fazer”, explicou. “Na semana que vem vamos fazer um passeio, uma caminhada”, comentou Gedy.

Também nos encontros, os alunos participam de oficinas com garrafas, caixinhas de MDF, tecidos, patchwork e outros materiais. “Eu faço grupos, pois cada pessoa tem suas necessidades”, explicou. O Caps funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, diariamente.

Colaboração: Vanessa Lucrécio / Assessoria de Imprensa