Mais de 800 alunos ficaram sem aula nesta segunda-feira na maior escola de Balneário Arroio do Silva. Cumprindo determinação do Corpo de Bombeiros, a EEB Apolônio Ireno Cardoso foi desocupada no início da tarde e as atividades só devem ser retomadas amanhã se o tempo colaborar.

A instituição de ensino que há longa data vinha sofrendo com problemas estruturais ficou parcialmente alagada após a chuva que iniciou ainda pela manhã. Segundo a técnica educacional Daiane Rodrigues, a água invadiu quatro salas de aula, o saguão, corredores e refeitório.

A situação mais crítica foi registrada no saguão, único espaço destinado às atividades físicas e ambiente ocupado pelos alunos durante o intervalo. A água desabou do teto e assustou muita gente. Chove como na rua e isso ocorre em função do telhado que apresenta vários defeitos e irregularidades,” explica a professora.

A precariedade das instalações tem revoltado pais, alunos e professores. “Os problemas com a estrutura já se arrastam há longa data e cada vez que chove passamos pelo mesmo sufoco. Já houveram pequenos consertos, no entanto a solução é sempre paliativa e logo os problemas voltam a incomodar,” desabafa

Reportagem: Saulo Pithan

Fotos: Gabriela Silva