O sonho da cidade ter uma arena municipal voltada à realização de atividades esportivas pode ter ficado mais distante. Segundo o Deputado Federal Jorge Boeira (PP), em entrevista na manhã desta segunda-feira ao Jornalista Saulo Machado, da rádio Araranguá, um decreto da Presidente Dilma Rousseff (PT), bloqueou temporariamente cerca de R$ 32,6 bilhões de despesas previstas para o pagamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  A medida que visa o ajuste fiscal, atinge a principal iniciativa em infraestrutura do governo da presidente. Segundo o Ministério do Planejamento, o bloqueio atinge obras que ainda não saíram do papel. “O governo fará uma avaliação desses projetos e, em julho, decidirá se cancelará as verbas que haviam sido previstas para essas obras ou se manterá parte delas,” ressaltou Boeira.

Recursos bloqueados

Segundo Boeira, o dinheiro que foi resultado de uma emenda parlamentar de sua autoria estava garantido desde 2013 mas foi bloqueado através do decreto presidencial.  A emenda de R$ 3 milhões 120 mil, deverá ser utilizada para construção da Arena Poliesportiva que prevê um campo de futebol iluminado, com pista de atletismo, arquibancadas cobertas, cabine de imprensa, cabine de honra, sala de para atletas, de fisioterapia, administração, salas de jogos como: tênis de mesa, ping pong, sala de ginástica entre outras.

 Segundo projeto técnico realizado pela prefeitura a arena deverá comportar 3.500 pessoas, com a possibilidade de aumento desta capacidade. Serão mais de 1.700 metros de construção.

Alternativas

O parlamentar explicou ainda que uma das alternativas para não perder os recursos seria iniciar a obra até 30 de junho ou então até o dia 30 ade abril justificar e convencer o Ministério dos Esportes que a obra é prioritária para o município. “A Prefeitura Municipal precisa apresentar justificativas de que vai começar a obra e o órgão gestor ou seja o Ministérios dos Esportes precisa entender que a obra é prioritária para que informe ao tesouro nacional e assim consiga  desbloquear os recursos,” revelou Boeira

Reportagem: Da Redação

Fotos: Divulgação