O município de Timbé do Sul é rico em natureza. O ecossistema chama a atenção de muitos e as belezas naturais são destacadas como uma das mais belas.

Por já ser denominada a capital catarinense das montanhas e águas cristalinas, é de se imaginar que muitos rios cortam o município. “Dentre as nascentes aqui encontradas, somos a maior parte que abastece a Bacia do Rio Araranguá, através de nove nascentes. Por este e outros motivos que sempre preservamos, respeitamos e valorizamos nossa natureza”, comentou o Prefeito, Eclair Alves Coelho.

Havendo todas estas nascentes e o relevo propício, cachoeiras são encontradas em diversas partes do município.

Os que decidem conhecer a Trilha do Portal do Palmiro têm a oportunidade de encontrar três delas. Estas são: Cachoeira das Bromélias, da Begonha e da Grota do Macuco.

A Cachoeira das Bromélias é a maior da trilha, possuindo 70 metros de altura. A da Begonha tem 18 metros e a da Grota do Macuco, 10 metros. No local também pode ser praticado o turismo de aventura. Mas, para apreciar estas maravilhas da natureza, o Secretário de Turismo de Timbé do Sul adverte sobre o acesso: “Esta é uma trilha de alto grau de dificuldade. Por isso é necessário contatar, Valdivino Alano, para guiá-los”, declarou Gislael Floriano.

Para conhecer as três cachoeiras o tempo de caminhada é de, aproximadamente, 1:30 minutos.

Caso você tenha interesse de conhecer estas belezas da natureza o número do telefone para contato do guia é (48) 9129-4829.