O colorido de parapentes e asas deltas mais uma vez vai invadir o município de Timbé do Sul, no extremo sul do estado. O evento está programado para ocorrer entre os dias 10 a 12 de abril, no Camping Poção do Caixão e conta com apoio da prefeitura municipal. De acordo Gislael Floriano, secretário de turismo e eventos, as adequações no acesso ao local dos saltos e demais preparativos estão em ritmo intenso e tem por objetivo melhor atender ao público. Desde que foi iniciado o esporte radical, a modalidade vem crescendo no município, ganhando adeptos e admiradores. O evento está em sua 22ª edição, sendo considerado um dos maiores do país.

De acordo com o secretário, no ano passado, 120 pilotos estiveram no festival. Quem participar do evento poderá desfrutar de um voo único, vislumbrando paisagens encantadoras como os Cânyons Serra Velha, Rio Fortuna e Molha Coco, em uma competição destinada a integração da comunidade local e os visitantes. Durante o festival para maior comodidade dos participantes a prefeitura fará o transporte dos competidores e equipamentos até a Rampa do festival, localizada no alto da Serra da Rocinha, anexo ao mirante.

Segundo Alexandre Paz, coordenador do evento, a inscrição para as duas modalidades poderá ser feita nos dias do festival que reunirá participantes de todo sul do país, mas também de estados como Rio de Janeiro e São Paulo. “Timbé do Sul realiza o maior festival de voo livre do Brasil e possui as mais lindas paisagens. O evento reúne um número cada vez maior de competidores e este ano a promessa é crescer ainda mais. Participantes do Rio de Janeiro e São Paulo já confirmaram presença,” afirma.

Rampa é considerada uma das melhores do país

A Rampa da Serra da Rocinha é apontada pelos amantes do esporte radical, como um dos melhores locais para a decolagem de asa delta e parapente no Brasil. Com altitude de 1208 metros a pista conta com um gramado que proporciona uma boa condição para montagem e saltos.

Escolha da Garota Voo Livre

As meninas interessas em participar do concurso que vai eleger a Garota Voo livre 2015 devem fazer sua inscrição até a próxima segunda-feira,23, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. A diretora de cultura, Rosane Machado, informa que para participar, as jovens devem ter entre 14 e 25 anos. “Representantes de várias cidades da região estão inscritas no concurso que vai ocorrer no dia 11 de abril, durante o evento,” explica.

Reportagem: Saulo Pithan

Fotos: Divulgação/Gislael Floriano