Nos últimos dias uma abóbora gigante virou atração na Feira do Produtor - que funciona às sextas-feiras na Praça Hercílio Luz e no saguão da prefeitura municipal de Araranguá.

A fruta chamou a atenção de todos, diz o engenheiro agrônomo da secretaria do Interior, Zaqueu de Fáveri Cristiano, “afinal, nunca se colheu uma abóbora gigante de 53 quilos no meio rural de Araranguá. Ela foi cultivada pelo agricultor Jorge Campos da localidade de Rio dos Anjos, Polo 01.

De acordo com o agrônomo, a variedade que se sobressaiu em meio a plantação pela sua robustez é muito usada em competições entre produtores nos Estados Unidos. “Nós da secretaria também pretendemos estimular aos produtores esse tipo de competição no município seja nas variedades de frutas ou legumes”, afirma. Se a fruta fosse vendida o valor de mercado seria de R$ 200, porém, num gesto solidário, o produtor decidiu doá-la para o Lar São Vicente de Paulo. A única recomendação do doador foi que a semente fosse guardada para continuar o plantio e bater novos recordes.

A entrega da abóbora foi feita na sexta-feira, 06, ao coordenador do Lar, senhor Jaime Ghisoni, que agradeceu ao gesto solidário do agricultor Jorge Campos, bem como a disponibilidade da secretaria de Interior do Governo Municipal em entregar a doação.

“O problema agora será conseguir 53 quilos de açúcar para preparar doces para os idosos assistidos no Lar São Vicente de Paulo”, conclui. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato diretamente no lar, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 1820 ou pelo fone: 48-3522-1170.

Reportagem: Jorge Pimentel

Fotos: Jorge Pimentel/ Zaqueu Cristiano