Sensação de ver o mundo girar, acompanhada de sintomas como enjoo, perda de equilíbrio e zumbido no ouvido. Estes são alguns sintomas da labirintite, doença bastante comum entre milhares de brasileiros.  A patologia que gera desconforto e até alguns transtornos ao paciente, pode ser curada por uma nova especialidade da fisioterapia.

A Reabilitação Vestibular visa reestabelecer o equilíbrio por meio de movimentos de olhos, cabeça e corpo, além de manobras de reposicionamento que reajustam as relações entre os sinais visuais, sensações táteis e labirínticas. De acordo com a fisioterapeuta Camila Goulart Possamai, o tratamento gera resultados rápidos. “A Reabilitação Vestibular se dá por meio de uma avaliação clínica criteriosa dos sinais e sintomas que o paciente irá relatar, de sua rotina, seus hábitos, exames e por testes específicos que irão detectar e direcionar o tratamento através de manobras e/ou exercícios específicos”, explica.

A aposentada Édna Plácido Belletine sentiu na pele os transtornos da doença e em apenas duas sessões, se viu livre dos desconfortos gerados pela labirintite. “Sofri muito tempo com esse mal estar. Fiquei sabendo deste tratamento, fizemos a avaliação e já me senti muito melhor. Voltei e fiz uma sessão e já saí curada”, relata.

Benefícios

De acordo com a fisioterapeuta, os benefícios são muitos e não apenas físicos, mas psicológicos, uma vez que muitos pacientes sofrem com depressão devido aos sintomas acentuados que possuem e não conseguem nem sair de casa. “Uma das vertigens com maior queixa no consultório é a vertigem posicional paroxística benigna. Ela é rotatória, dura poucos segundos e é desencadeada pelo movimento rápido de cabeça, como levantar da cama pela manhã, virar-se e deitar na cama, levantar e abaixar a cabeça. O tratamento neste caso é muito eficaz, desaparecendo na maioria das vezes totalmente os sintomas”, explica.

O tratamento é indicado para qualquer pessoa que apresente algum sintoma vertiginoso, porém é necessária uma avaliação para investigação dos mesmos. De uma forma geral, a reabilitação é indicada para pessoas de todas as idades, principalmente nos casos de vertigens crônicas; vertigens à mudança posicional; idosos que possuem alteração no equilíbrio onde as quedas costumam ser mais frequentes; vertigens ao movimento em meios de transporte; desconforto onde os lugares são muito movimentados e apresentam muitas informações visuais.

A fisioterapeuta atende, em Araranguá, no Espaço Equilíbrio, que está localizado na avenida Padre Antônio Luiz Dias, no edifício Itália, sala 01, no Centro. O telefone para contato é o (48) 9616.3547.

Reportagem: Maiara Possamai 

Fotos: Gabriela Silva