Está confirmada a realização do maior evento do gênero automobilístico no mundo. A 25ª edição da Arrancada de Caminhões acontecerá nos dias 26 de fevereiro a 01 de março. A quinta e sexta-feira será reservada para shows e exposições no parque da arrancada, já o sábado e o domingo será repleto de velocidade e muita adrenalina com o início da competição.

Neste ano o evento contará com mudanças que aumentarão a segurança. “Haverá muitas mudanças. Novas normas foram adotadas para trazer e garantir mais segurança tanto dos competidores quanto do público”, frisou o prefeito Evandro Scaini.

Entre as alterações, a principal refere-se à distância que a competição precisará ser observada. Os espectadores ficarão a 15 metros da pista, atrás de uma rede de proteção de dois metros de altura. Entre a pista e o público haverá ainda defensas metálicas (guard-rail) e uma proteção de areia. Para a competição, a área de aceleração passa para 281 metros, enquanto haverá também aumento da área de segurança (escape). Na competição deste ano há ainda a redução de três para duas pistas de competição, além da proibição da permanência de público após a linha de chegada.

Além das mudanças para a realização da Arrancada, o evento este ano leva na taça, em forma de homenagem, o nome de Edson Beber, o Alemão Voador como também era conhecido. O piloto profissional, que perdeu a vida em 2014 durante a competição, participou de inúmeras Arrancadas de Caminhões no município e foi, inclusive, campeão por diversas vezes. Além da homenagem ao grande piloto, a administração municipal fará uma homenagem na noite de sexta-feira, 27, em reconhecimento à Luiz Carlos Valdieri, que foi secretário de turismo e um dos idealizadores da Arrancada de Caminhões.

Treinos e competição

A competição envolverá participantes de todo o país em cinco categorias:  Toco e Truck até 320 cv, Cavalo Mecânico Toco e Truck até 480 cv, Cavalo Mecânico Eletrônico até 520 cv., Caminhões e Cavalos Mecânicos Força Livre e Categoria Especial.

Reportagem: Bianca Goulart- Especial Revista W3

Fotos: Divulgação