. Foliões desfilaram na semana passada e realizaram homenagem a trabalhador dos Correios 

A sexta-feira, 13, foi de homenagem no Balneário Morro dos Conventos. Os integrantes do Bloco Folião Carteiro Jorginho deram um show de alegria ao contagiar a comunidade que prestigiou o desfile promovido pela Prefeitura, por meio das Subsecretarias de Turismo e Cultura, naquela localidade. Os participantes percorreram um percurso que abrangeu a Rodovia ARA- 227 e a Rua Aparatos da Serra. O evento fez parte da programação do Carnafolia 2015.

O grupo, formado por familiares e amigos, prestou uma bela homenagem póstuma ao trabalhador dos Correios que ficou conhecido na cidade pela dedicação ao trabalho e pelo jeito simples de ser. Em vida, Jorge Henrique tinha um grande apreço pelo Carnaval, assim como a família que também já havia participado de festas carnavalescas.

Na grande noite, o bloco veio caracterizado com camisetas com fotos de Jorginho e com fantasias nas cores azul, branco e amarelo. Os foliões também levaram uma imagem de destaque do homenageado à frente da formação para evidenciar a figura do pai de família conhecido pela população. De acordo com a esposa de Jorginho, Daína Leite, os parentes ficaram emocionados com o desfile. “Todos nós gostamos de carnaval”, contou Daína. Também integraram o bloco o vereador Ozair da Silva, o Banha, que homenageou Jorginho no Legislativo em 2014, e a esposa Cleonice Canto.

Sobre o desfile

O grupo desfilou junto com o Bloco Caracaxá, que enalteceu a história da Banda Municipal. Também participou a Escola de Samba Unidos do Arroio, de Balneário Arroio do Silva. De acordo com o Subsecretário de Cultura e Turismo, Jair Anastácio, o balanço com relação ao desfile é positivo. “Os foliões estavam felizes e realizamos mais uma vez o carnaval de rua para Araranguá”, declarou Anastácio.

Presenças

Prestigiaram o desfile o Vice-Prefeito, Rodrigo Turatti, que substituiu Sandro Maciel durante o período de férias deste; o vereador Adair Jordão; a Diretora de Turismo e familiar de Jorginho, Daniele Leite, que também desfilou; a Subsecretária de Políticas Públicas sobre Drogas, Priscila Pessi, e a Psicóloga da Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas, Débora Pereira, que integrou o bloco em homenagem ao carteiro Jorginho, entre outras autoridades.

Sobre o Homenageado

Ozair da Silva foi o autor do Projeto de Lei No 19/2014, que teve por objetivo mudar o nome da Rua B, do Loteamento Eldorado, no bairro Coloninha, e denominá-la 'Carteiro Jorge Henrique', para eternizar o nome do trabalhador e enaltecer a tão honrada profissão. A proposta deu origem à Lei Nº 3260, de julho daquele ano. A homenagem contou com o apoio do carteiro e amigo da família, Darci de Cândido Filho, que também participou do desfile.

Jorge Henrique nasceu no bairro Barranca, em 1957, mas foi morar ainda na adolescência na localidade de Urussanguinha. Ao longo da vida, o trabalhador foi soldado da Polícia Militar (1977), atuou em uma fábrica de móveis (1979) e ingressou nos Correios, em 1981.

Jorge foi também atuante na comunidade, participando como festeiro e noveneiro em festas como a de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em seu bairro. Além disso, o profissional enveredou para a área política, sendo candidato a vereador por duas vezes. Além disso, Jorge Henrique constituiu família, casando-se com Daína Leite Henrique e tendo três filhos: Maria Mônica Henrique, Rudy Luiz Henrique e Filipe Henrique, além das netas Mariah e Melissa. Jorge acabou falecendo em 21 de dezembro de 2012.

Informações: Jornalista Vanessa Irizaga