O calendário de sessões da Câmara de Vereadores recém iniciou - foram realizadas duas sessões, nos dias 2 e 4 de fevereiro - e matérias importantes estão em debate.

Entre as propostas aprovadas, merece destaque a definição dos vereadores que integram as seis Comissões Internas da Casa. Além disso, a pauta para as próximas sessões está repleta de assuntos que despertam o interesse público. No mês de fevereiro ainda serão realizadas sessões nos dias 9, 11, 18 e 23.

Confira a seguir as matérias apresentadas que aguardam votação:

Requerimento 08/2015- Campanha da Fraternidade:

Vereador Rony da Silva (PMDB) sugere que seja debatida e divulgada durante sessão especial o tema da Campanha da Fraternidade, que nesse ano aborda o tema: 'Igreja e Sociedade' e o lema: 'Eu vim para servir (MC.10,45).

Requerimento 09/2015 - Fiscalização dos táxis:

Vereador Kila Ghellere (PSB) solicita que seja encaminhado ofício a Secretaria de Planejamento e ao Departamento de Trânsito reivindicando que seja intensificada a fiscalização dos táxis que operam no município. Ele quer a verificação de itens como: tarifa, respeito aos pontos de funcionamento, padronização da cor de identificação do veículo, taxímetro e renovação da frota.

Requerimento 10/2015 - Transporte universitário:

Vereador Arilton Costa (PP) requer que seja encaminhado Anteprojeto de Lei ao prefeito municipal visando instituir o Projeto de Transporte Universitário. Em síntese, a proposta autoriza o Executivo a conceder transporte para os estudantes de Araranguá que frequentam cursos técnicos ou cursos de nível superior em municípios vizinhos.

Requerimento 15/2015 - Lombadas em vias não pavimentadas:

Vereador Ozair da Silva, Banha (PT) pede que sejam encaminhados ofícios aos responsáveis pelo Contran/SC, Detran/Araranguá, ao diretor municipal de Trânsito Paulo Roberto de Oliveira e ao secretário municipal de Planejamento, Everton José da Silva solicitando a realização de manifestações pela alteração da legislação vigente criando critérios permitindo que em casos especiais seja permitida a implantação de ondulações transversais em vias não pavimentadas visando preservar a segurança das pessoas.

Pedido de Informações 1/2015 - Folha de pagamento da Saúde:

Vereador Lourival João, Cabo Loro (Pros) solicita que seja informado o valor total líquido da folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde, no período compreendido entre janeiro a dezembro de 2014. Além disso, o legislador pede que seja especificado mês a mês o valor pago aos funcionários efetivos e aos cargos funcionários desta secretaria.

Requerimento 11/2015 - Esclarecimentos sobre prédio da UPA:

Vereador Geraldo Mendes (PT) requer que seja enviado ofício ao Executivo Municipal solicitando a contratação de uma auditoria/perícia para emitir laudo do prédio onde está instalada a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h). Objetivo, segundo ele, é esclarecer se o imóvel foi feito em conformidade com o edital da obra.

Matéria do Executivo - Veto a projeto:

Veto ao Projeto de Lei Ordinária 51/2014 de autoria do vereador Rony da Silva (PMDB), que dispõe sobre o atendimento a crianças com necessidades especiais nos estabelecimentos públicos de ensino do município.

Requerimento 13/2015 - Calçamento em frente à escola:

Vereador Adair Jordão (PT) solicita que seja encaminhado ofício ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit/SC), Vissilar Preto, para que seja viabilizada a implantação de passeio público na via lateral da BR-101, trecho de 300 metros entre a Escola Estadual João Bernardo da Rosa e a Lojas Havan, no bairro Sanga da Areia.

Projeto de Lei - Homenagem Póstuma

Vereador Ozair da Silva, Banha (PT) sugere que seja denominada Rua Otacílio João Cardoso a atual Travessa 5 da Rua Timbé do Sul e seu prolongamento que tem saída na Rua Turvo.

Requerimento 14/2015 - Incentivo ao Esporte:

Vereador Arilton Costa (PP) é autor do Anteprojeto de Lei solicitando que o Governo Municipal crie o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte e institua o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte.

Reportagem: João Carlos Silva- Especial W3

Foto: Divulgação