Adepto da filosofia de conversar menos e trabalhar mais, como ele próprio faz questão de enfatizar, o secretário municipal do Interior, Maureci Raul Rodrigues avaliou o ano de 2014 como altamente positivo em termos de resultados proporcionados através das ações desenvolvidas pelo governo municipal por meio de sua pasta.

Ao analisar o desempenho da secretaria do Interior, Maureci lembrou que Araranguá ainda é um município essencialmente agrícola e, em conseqüência disso, a demanda de atendimentos na área rural é grande. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a população do interior é de 10.784 pessoas. Isso corresponde a 17,6% do total de moradores de Araranguá.

Máquinas trabalhando

O secretário respalda sua tese em dados. Só em 2014, a Prefeitura Municipal, por meio da pasta do Interior realizou nada menos do que 6.879 horas de prestação de serviço com máquinas aos agricultores de Araranguá. “Deste total foram 3.907h de trabalhados com apoio da retroescavadeira, 3.230h usando o arado/grade, 1012 horas utilizando a esterqueira, 463h de ensiladeira e 267h de colheitadeira”, especificou.

Segundo Maureci, esse apoio operacional é feito após pré-agendamento e pagamento de taxas ao município. “Este apoio operacional da Prefeitura Municipal inclui assistência especializada, orientação e fortalece a produção agrícola local, aquece a economia, colabora para geração de renda e riqueza, incentivando os agricultores a ter melhor qualidade de vida e a permanecer morando no campo”, relata o secretário.

Melhorando às estradas

Outro ponto destacado por Maureci Rodrigues refere-se à estruturação das estradas do interior, ação que conforme ele é fundamental, pois é através destas vias que ocorre o escoamento da produção agrícola e a chegada de insumos. “No ano passado, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Interior realizou 6.173 metros cúbicos de melhorias nos acessos viários utilizados pelos agricultores. Além disso, houve a revitalização de 14.31 metros cúbicos das estradas vicinais”, disse.

Exposição dos produtos

Ao finalizar a análise sobre o trabalho feito pela Secretaria do Interior em 2014, Maureci lembrou que a terceira edição da Expofeira da Agricultura Familiar do Caminho dos Cânyons, realizada no mês de agosto em Araranguá com apoio do Governo Municipal, cresceu em quantidade de pessoas participantes e qualidade dos produtos. “Este evento retratou a evolução e a integração do setor primário em nosso município e região”, destacou.

Exemplos de outras obras feitas pela Prefeitura de Araranguá no interior do município em 2014:

- Pavimentação com lajotas na comunidade de Pontão, na estrada em frente ao Centro Comunitário;

 Pavimentação com lajotas na estrada geral do Caverazinho trecho compreendido entre a Avenida Getúlio Vargas e o Centro Comunitário;

 - Pavimentação com lajotas na estrada geral do Soares, ao lado do Centro Comunitário e creche;

- Implantação, através do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), de rede de abastecimento de água nas comunidades de Sanga do Marco,Volta Curta, Santa Rosa de Lima, Lagoa da Serra, Manhoso, Loteamento Araras, Fundo Grande, Santa Catarina, Canjiquinha, Itoupaba, Taquaruçú, Polícia Rodoviária, Vila Rica e Campo Verde.

- Reforma e ampliação da Escola de Rio dos Anjos, da Escola do Fundo do Cedro (Campinho)- Secretaria de Educação;

- Reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Distrito Hercílio Luz – Secretaria de Saúde;

- Instalação da ponte de concreto sob o Rio Sangradouro, na comunidade de Fundo Grande. Obra realizada em parceria com a Secretaria de Obras de Araranguá, Defesa Civil Municipal e Estadual, mais Prefeitura de Arroio do Silva.

- Instalação de comportas de água nas comunidades de Rio dos Anjos e Volta Curta.

João Carlos Silva – JPSC 02012