A expectativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde é que 7.260 crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade deverão ser imunizadas, em Araranguá, na nova campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A primeira etapa da campanha foi realizada de 8 a 28 deste de novembro. A segunda etapa, que foi possível graças à prorrogação do prazo, encerra no dia 12 de dezembro.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade Central de Saúde Bom Pastor.


Pólio e Sarampo
A vacinação contra a pólio tem como população-alvo as crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos. Menores de 6 meses de idade, que estejam com esquema vacinal atrasado, também devem receber a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável, e também poderão ser imunizados durante a campanha.
Já a vacina contra o sarampo, também chamada Tríplice Viral, é voltada para crianças com idade de 1 a 5 anos incompletos.

A vacina também protege contra a rubéola e a caxumba. A cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público alvo.
A enfermeira Claúdia Zanetti revelou que o objetivo do município é vacinar 3.850 crianças contra a poliomelite e 3.410 crianças contra o sarampo.

As duas campanhas devem imunizar 7.260 crianças.  A vacinação é gratuita. É obrigatória a apresentação da carteirinha de imunização. 

--

João Carlos Silva Subsecretário de Comunicação de Araranguá
[email protected] (48) 9672-7871