Foi realizado nesta quinta-feira, 27, o Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que teve como objetivo capacitar e apresentar os trabalhos realizados pelas alfabetizadoras durante o ano, onde o tema trabalhado foi a linguagem matemática.

O encontro contou com apresentações de trabalhos pela manhã e apresentações artísticas de escolas e palestras durante a tarde.

Em Balneário Arroio do Silva 13 professoras alfabetizadoras integram o PNAIC e, além dos encontros semanais de estudo para o aprimoramento da didática, novas atividades são desenvolvidas e aplicadas em sala de aula. “Temos como resultado o avanço no processo de aprendizagem entre os alunos do 1º ao 3º ano que acabam tendo um maior domínio da escrita, leitura e compreensão, tendo em vista que o objetivo maior é alfabetizar as crianças na idade certa”, disse a orientadora de estudos de Arroio do Silva, Maria Hilma Laurentino Jesuíno.

O objetivo do PNAIC e das atividades desenvolvidas ao longo do ano é de promover, através de novas práticas, a melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais e contribuir com o processo de alfabetização e letramento dos alunos.

De acordo com a secretária de educação do Arroio do Silva, o PNAIC tem dado um retorno excelente em sala de aula. “Hoje, de mais ou menos 280 alunos do 1º ao 3º ano, teremos em torno de cinco reprovações, mas por problema cognitivo. Então os resultados são ótimos”, destacou, levando em conta ainda que o índice de reprovações têm sido mínimo após a adesão do PNAIC.

O seminário, que contou com a presença do prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini, prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, gerente de educação, Celina Hobold da Rosa, e secretárias de educação e coordenadoras do PNAIC, marcou a conclusão dos trabalhos de 2014. Em Arroio do Silva a coordenadora é Eloísa Maciel e a orientadora de estudos é Maria Hilma Laurentino Jesuíno.



Bianca Goulart - JP/SC 04551 Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva (48) 3526 1445 - 9123-6800