Os alunos da Apae de Maracajá participaram, durante dois dias, do curso de  Olericultura Orgânica, ministrado pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá e a administração de Maracajá. A capacitação encerrou na tarde desta terça-feira, 25.

Os 16 participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre preparo e manutenção do solo, produção de mudas e plantio direto no trato orgânico.

A instrutora Cidiane Petkovicz Pozza destaca que a agricultura orgânica se diferencia da agricultura convencional por não utilizar adubos químicos e agrotóxicos. “Apesar de dar um pouco mais de trabalho, todo o material está à mão. Não é necessário comprar produtos químicos, o que também ajuda a diminuir os gastos”, salienta o instrutora.

O objetivo do curso é incentivar a criação de hortas para cultivar legumes e verduras de forma orgânica, produzindo hortaliças de qualidade. 'Gostei muito do que aprendi e vou fazer em casa', conta a aluna Igiane Monteiro Matias.

A turma da Apae participa ativamente de cursos profissionalizantes. Na semana passada encerrou o curso de jardinagem, pelo Pronatec. 'Priorizamos cursos que incluam os alunos da Apae, pois sabemos do potencial deles e do empenho com que participam das atividades', reforça a secretário de Assistência e Bem Estar Social, Ivonete de Oliveira Capela.

O presidente da Apae, Lúcio Vânio Moraes afirma que a instituição sempre é parceira na realização de cursos para os alunos. 'Estamos sempre de portas abertas, pois as capacitações contribuem muito para o desenvolvimento dos nossos alunos'.

Inclusão digital

Também encerrou nesta terça, 25, o curso de inclusão digital, fruto da parceria entre Senar, Sindicato Rural de Araranguá e a administração de Maracajá. As aulas aconteceram no Telecentro do Centro Educacional Infantil e tiveram duração de dois dias.

 

--

Itaionara Recco - SC 02763-JP
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Maracajá
Av. Getúlio Vargas, 530 - Centro - CEP 88915-000 - Maracajá-SC
Fone/Fax (48) 3523-1111 Cel: 84783883
www.maracaja.sc.gov.br
http://www.facebook.com/prefeiturademaracaja