A aluna Bruna da Silva Donadel, do terceiro ano do ensino médio da EEB Timbé do Sul, escola de abrangência da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, teve o projeto ‘Desvendando a Matemática’ vencedor da categoria Jovem Protagonista de SC no 2º Prêmio RBS de Educação, eleito por júri popular, onde recebeu 54.783 votos. O anúncio ocorreu durante cerimônia no Theatro São Pedro, em Porto Alegre na última sexta-feira, 21.

Segundo a diretora da EEB Timbé do Sul, Orgete Biava, toda a comunidade escolar se uniu em prol do projeto - a Escola divulgou nas redes sociais, nos jornais e rádios da região, câmaras de vereadores, escolas, amigos, etc. “No dia da final, um ônibus foi disponibilizado pela Prefeitura para que nossos professores e alunos pudessem torcer pela Bruna. Para nossa imensa felicidade a aluna foi vencedora na categoria Jovem Protagonista SC, o que nos faz ter certeza de que muita gente acreditou e votou no projeto. A todos que participaram dessa votação e que confiam na educação, nossa imensa e sincera gratidão”, disse.

A Diretora lembrou ainda que a EEB Timbé do Sul participa todos os anos das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – e desde o ano de 2009, a aluna Bruna da Silva Donadel destaca-se nas provas ganhando bolsas do PIC – Programa de Iniciação Científica Júnior, menção honrosa e também medalhas. Ela inclusive auxilia nas horas disponíveis outros alunos a resolverem questões matemáticas.

O concurso

O concurso se dividiu em três categorias: Escola Pública, Escola Privada e Jovens Protagonistas - envolvendo distintas áreas do conhecimento com alunos de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foram 1.223 projetos inscritos nos dois Estados, e especialistas em educação definiram os 16 melhores. A votação, que seguiu até momentos antes da premiação, foi então aberta aos internautas.

Agora, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) vão acompanhar o desenvolvimento de cada um dos projetos vencedores, dando apoio pedagógico e prestando consultoria de gestão em visitas periódicas.

Informações adicionais

Leneza Della Krás

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: [email protected]

Telefone: (48) 3529.0053/ 8842.7307