Em solenidade que contou com importantes lideranças locais e regionais, familiares e amigos, foi realizada na noite desta quinta-feira (13), no Centro de Convivência da 3ª idade de Jacinto Machado (SC), a cerimônia de formatura de 25 alunos do Curso de Condutor Ambiental Local, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

O Curso iniciou em abril deste ano, em parceria do IFC Santa Rosa do Sul com a Prefeitura Municipal de Jacinto Machado e o apoio da Associação Tigre Preto de Guias, tendo como objetivo a qualificação de moradores e profissionais para condução, com segurança de visitantes e turistas em espaços naturais e/ou áreas legalmente protegidas, orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos turísticos existentes localmente.

Estiveram presentes à solenidade de entrega dos certificados, o prefeito municipal de Jacinto Machado, Antonio João de Fáveri, o presidente da Câmara de Vereadores, Joci Gomes, representando a Direção-geral, o coordenador-geral de ensino do IFC Campus Santa Rosa do Sul, Deivi de Oliveira Scarpari, o coordenador adjunto do PRONATEC, Dion Córdova Moraes, o chefe dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, Deonir Geolvane Zimmermann, secretários municipais de Saúde, Ana Back, de Planejamento, Administração e Finanças, Márcio Luiz Abatti e de Educação, Cultura e Esportes, Valmir Possamai e equipe do Pronatec. 

Pronunciamentos 

“Vocês são a relação entre o visitante e os atrativos naturais, desejo sucesso na tarefa de continuar trazendo pessoas para nossa região dos parques nacionais”, disse chefe dos parques nacionais Aparados da Serra e da Serra geral, Denonir Geolvane Zimmermann. 

O coordenador do curso, professor

Dion Córdova Moraes destacou a perseverança dos 30 formandos que iniciaram o curso e conseguiram chegar ao final com muita garra,  determinação e amizade.  

O formando Marcelo Pícollo falou em nome do grupo de alunos e agradeceu ao companheirismo de todos e a iniciativa da prefeitura e IFC em oferecer o curso. 

Condutores de luzes

Em seu pronunciamento, o prefeito Antonio João de Fáveri ressaltou a importância da parceria com o governo federal através do curso oferecido gratuitamente pelo Pronatec e que além deste, também está sendo oferecido curso de jardinagem no interior de nosso município. Antonio falou da parceria com o IFC Santa Rosa do Sul e Sombrio, a Associação Tigre Preto e prestou uma homenagem a diretora de turismo Aline Matias Bernardo, pela sua dedicação na busca de cursos e projetos para o turismo local. “Por conhecerem a geografia local vocês terão a responsabilidade de serem condutores de pessoas que vem de várias regiões do país e exterior. Espero que ao conduzirem-nos também iluminem o caminho destas pessoas que precisam de um descanso, sejam amigos, companheiros elevem a luz e esperança para os nossos visitantes”, finalizou. 

O Curso

O Curso de Condutor Ambiental Local teve duração de 200 horas e contou com várias aulas práticas, com saída de campo na região, oferecendo um conjunto de experiências teóricas e práticas na área da condução, consolidando, assim, “saber fazer”, atendendo os objetivos propostos no projeto do Curso. Após a solenidade de formatura foi servido um coquetel aos presentes. 

Foto: Jorge Pimentel/Assecom

Legenda: Turma de formandos com as autoridades e professores

Jorge Luis Pimentel 

Assessor de Comunicação

48-99060907