Material ficará pronto ainda em outubro

Juventude no Legislativo. Os estudantes de escolas situadas no município terão mais uma forma de conhecer o Programa Câmara Mirim, atividade por meio da qual os jovens poderão atuar como legisladores, propondo melhorias para a cidade e realizando sessões por um ano. Ainda em outubro, serão distribuídas cartilhas educativas destacando as atribuições do Poder Legislativo e ressaltando o Programa, aproximando ainda mais o jovem e a Casa Legislativa. A previsão é que o material fique pronto na próxima semana.

Recentemente, foram definidos os nomes das 14 escolas municipais, estaduais e particulares que integrarão a ação que terá início até o fim do ano. Todos os educandários municipais participarão. O Presidente da Câmara Municipal, Ozair da Silva, o Banha (PT), ressaltou que a expectativa com relação à realização do Programa é grande.  “A Câmara Mirim é importante porque possibilita que os vereadores mirins conheçam melhor a política e como funciona o Legislativo', destacou Banha.

Cronograma

Agora ocorre a etapa da escolha dos representantes das instituições, por meio da realização de eleições nos educandários. Até o dia 24 de novembro é necessário entregar a ficha de inscrição dos eleitos.

Quem Participa?

A ação permite que os estudantes entre 12 e 15 anos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental atuem como vereadores por um ano, realizando sessões e apresentando projetos para a comunidade. Os alunos eleitos receberão uma capacitação gratuita de formação, que será realizada pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, vinculada à Alesc, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. No total, haverá 15 vereadores mirins e 15 suplentes.

Sobre o Programa

A iniciativa foi posta em prática por meio do Projeto de Lei No 17/2011, denominado “Vereador Mirim a Câmara vai à Escola”, de autoria do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico).

 

--

Assessoria de Imprensa/Vanessa Irizaga 3521-0835 9906-8048
www.cmva.sc.gov.br