Legislativo Movimentado. Até o fim deste ano, a Câmara Municipal realizará  uma audiência pública sobre segurança, uma homenagem a Unisul, a Universidade do Sul de Santa Catarina, e dará continuidade ao Programa Câmara Mirim, iniciado em 2011. Um dos planos da Casa Legislativa é promover uma audiência para destacar a questão da segurança e tratar da situação do Presídio Regional de Araranguá, que foi interditado totalmente em julho por determinação da Justiça. Até maio, mais de 460 presos encontravam-se no local.

A unidade prisional comporta 128 detentos. A ação ocorreu em virtude do número de presos, pois o PRA deveria apresentar uma população carcerária de 200 pessoas, e atender outras solicitações. No último dia 17, o Presidente da Câmara Municipal, Ozair da Silva, o Banha (PT), esteve conversando com o Diretor do Deap, o Departamento de Administração Prisional, Leandro Antonio Soares Lima, sobre o assunto.  “Nós definiremos a data da audiência até outubro, que deverá acontecer durante o mês de novembro”, comentou o vereador. 

O pedido pela realização na Casa Legislativa ocorreu por meio do Requerimento No 70/2014, já aprovado, que foi encabeçado pelo vereador Ronaldo Soares (PMDB), o Ronaldinho, e subscrito pelos demais 14 legisladores. Serão convidados o Governador Raimundo Colombo; o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Sady Beck Junior; o Secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba; o Secretário de Desenvolvimento Regional, Heriberto Afonso Schmidt; o Delegado da Central de Polícia Civil, Jorge Giraldi; o Comandante do 19o Batalhão de Polícia Militar, Antonio Carlos Motta Machado; os Juízes das varas criminais, os Promotores de Justiça de Araranguá, o Delegado Wanderlei Sala,  o Prefeito Sandro Maciel e os Deputados Estaduais e Federais da Bancada do Sul Catarinense.

História

Ainda em novembro, a Câmara Municipal pretende realizar uma homenagem à Unisul pelo importante legado e trajetória da Universidade, que está completando 50 anos em 2014. No dia 8 de outubro, o requerimento No101/2014, de autoria dos 15 legisladores, deu entrada  na Casa Legislativa e será votado em breve em uma das sessões. A proposição refere-se à realização da sessão solene, de caráter itinerante, para prestar a homenagem à instituição pelo aniversário de 50 anos. “A Secretaria do Legislativo agora está acertando com a Unisul uma data para a sessão solene, que ocorrerá no campus de Araranguá para que os alunos e professores possam participar e para que possamos fazer essa merecida homenagem', enalteceu Banha.

Vereador Mirim

Quanto ao Programa Câmara Mirim, a retomada da iniciativa já está ocorrendo e agora as escolas municipais, estaduais e particulares escolherão seus representantes na atividade por meio de eleições. Já em dezembro, os vereadores serão empossados para assumirem por um ano o mandato de legisladores. A ação permite que os estudantes entre 12 e 15 anos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental atuem como vereadores por um ano, realizando sessões e apresentando projetos para a comunidade. No total, haverá 15 vereadores mirins e mais 15 suplentes.

A iniciativa foi posta em prática por meio do Projeto de Lei No 17/2011, denominado “Vereador Mirim a Câmara vai à Escola”, de autoria do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico).

          Legendas: Foto: visita realizada a Unsul em setembro Visita à Escola Castro Alves em outubro Visita ao Deap neste mês
    --

Assessoria de Imprensa/Vanessa Irizaga 3521-0835 9906-8048
www.cmva.sc.gov.br