Está sendo cada vez mais cobrado, tanto de autoridades, como da população, respeito e cuidado com os animais. Muitas ações como campanha de adoção, mutirão de castração são realizados. 

Em Araranguá, na tarde desta segunda-feira, 20, a Escola de Educação Básica Jardim das Avenidas realizou o lançamento da cartilha Amigo Animal. 

Voluntária da Associação Bom Pra Bicho, Evelize Rocha, explicou que a cartilha foi desenvolvida em Florianópolis. “Há alguns anos já havíamos deixado tudo organizado, mas como a cartilha foi desenvolvido por outra pessoa, precisávamos da autorização da autora para poder reproduzi-lo. Agradeço a escola por nos deixar fazer o lançamento aqui. Esta é uma cartilha de conscientização sobre respeito com os animais”, explicou. 

Com a aprovação do projeto, o segundo passo foi desenvolvido pelo artista plástico araranguaense Renato Carlos. Ele fez a releitura dos desenhos da cartilha e os reproduziu, de maneira que as crianças possam pintá-los. “Assim, elas podem estar lendo as histórias, aprendendo sobre a conscientização, cuidado com os animais e ainda se divertir pintando”, disse. 

Apresentação da cartilha 

A diretora da escola, Iná Helena Pereira de Aguiar, relatou que a cartilha será trabalhada com alunos de 4º e 5º anos. “Estas serão as turmas piloto, ano que vem a cartilha será distribuída para a rede municipal de ensino. Esta cartilha explica que devemos tratar bem os animais, existem muitos animais que são abandonados, machucados e já estamos orientando na escola há bastante tempo sobre o assunto. Que as crianças devem respeitar os bichinhos, este trabalho de cuidar dos animais é dever de toda sociedade. Já realizamos aqui na escola,  por exemplo, dois finais de semana de castração e pretendemos realizar outras ações como esta”. 

Na ocasião, a turma do primeiro ano B da escola fez uma bela apresentação sobre cuidado com animais e a solidariedade. 

O prefeito, Sandro Maciel acompanhou a ação na escola. “O trabalho que a Evelize realiza, como voluntária, é por saber o importante papel que ela tem na sociedade. Ela se dedica e faz boas ações voluntariamente, é um exemplo de pessoa. Daqui alguns meses será feita uma campanha de adoção de animais no município. Mas além destas ações, é preciso a conscientização sobre não maltratar os animais. Há alguns anos, questões ambientais e proteção animal não eram cobrados da sociedade da maneira que esta sendo hoje. Por isso, é importante que vocês repassem as informações para a família, amigos, para que tenhamos uma sociedade melhor”. 

A cartilha é uma iniciativa da secretária de Saúde, em parceria com a secretaria de Educação. Participaram também da ação a secretária de Saúde, Maria Aparecida Costa, secretária executiva de Saúde, Rosane Kockhann, secretária de Educação, Rosângela Casagrande, diretora Pedagógica, Terezinha Rosa, diretora do Ensino Fundamental, Márcia Timboni, diretora de Inclusão Social, Milena Baldessar e a técnica pedagógica Priscila C. Silva. 

Artista Plástico fará exposição de trabalho sobre Araranguá

Além de estar envolvido voluntariamente no projeto da cartilha Amigo Animal, o artista plástico araranguaense, Renato Carlos, desenvolveu um projeto sobre o Rio Araranguá. “É um trabalho muito rico, que irei apresentar para a sociedade araranguaense. Selecionei fotos dos fotógrafos araranguaenses Tadeu Santos, Enio Frasseto, Patrícia Grizard e Flávia Sá, todas retratando um olhar do rio Araranguá. As reproduzi em telas, como pintura. Irei expor dia 30 de outubro, na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Colégio Estadual. Professores de história, geografia, artes, que explicam sobre esse assunto, podem trazer os alunos para visualizar este trabalho que foi feito com muito carinho e dedicação”. 

Este projeto, ainda segundo Renato Carlos, foi preparado há um ano e desenvolvido em dois meses. “Foi bastante trabalhoso, mas fiquei orgulhoso do resultado”, comemora.

Renata Rocha