Escolas que desejam participar da iniciativa têm até outubro para realizar credenciamento com o Legislativo

Juventude Participativa. O cronograma das ações do Legislativo referentes à retomada do Programa Câmara Mirim já está finalizado. A atividade permite que os jovens atuem como vereadores, estimulando a participação e o interesse dos adolescentes nas importantes questões referentes ao município, tais como a realização de obras e melhorias na vida dos cidadãos.

Até o dia 20 de outubro, as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino interessadas em participar da iniciativa precisam realizar o credenciamento com a Câmara de Vereadores. Depois de escolhidos os representantes das instituições, por meio da realização de eleições nos educandários, as escolas têm até 24 de novembro para entregar a ficha de inscrição dos eleitos à Comissão Organizadora da Câmara Municipal.

O Chefe do Legislativo, Ozair da Silva, o Banha (PT), destaca a retomada da iniciativa. “Os estudantes terão que fazer as sessões, encaminhar propostas e discutir projetos de lei. A intenção é deixar um funcionário encarregado da atividade, para que, independentemente da Mesa Diretora ou da Presidência do Legislativo, o programa continue a ser realizado”, explica Banha.

Quem Participa?

A ação permite que os estudantes entre 12 e 15 anos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino atuem como vereadores por um ano, realizando sessões e apresentando projetos para a comunidade. Os alunos eleitos receberão uma capacitação gratuita de formação, que será realizada pela Alesc, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Sobre o Projeto

A primeira edição da iniciativa, originada no Projeto de Lei No 17/2011, denominado “Vereador Mirim a Câmara vai à Escola”, de autoria do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico), teve início em 2011. 

-- 

Assessoria de Imprensa/Vanessa Irizaga 

3521-0835

9906-8048