Foram cinco dias de intenso aprendizado e dedicado a compartilhar conhecimentos. A III Semana de Educação Física da Faculdade do Vale do Araranguá-FVA, encerrou na sexta-feira em clima de festa e também de comemoração. Na avaliação dos participantes, o evento superou as expectativas e ampliou o nível de conhecimento.

O evento foi organizado pela Faculdade do Vale do Araranguá em parceria com a 22ª Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR Araranguá, Conselho Regional de Educação Física-CREF-SC, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense-AMESC e Fundação Catarinense de Esporte- Fesporte.

O objetivo era promover a qualificação e o aperfeiçoamento dos profissionais de Educação Física que atuam em diferentes espaços de intervenção profissional, principalmente na região do Vale do Araranguá, bem como acadêmicos de Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Segundo a Coordenadora de Extensão da FVA, Sibeli Cardoso Borba Machado, o evento que está na sua terceira edição teve como tema central a Educação Física e o mundo do trabalho. “Pensar a formação profissional e o mundo do trabalho torna-se um instrumento importante para que os profissionais reflitam o papel que a Educação Física assume na contemporaneidade. É preciso discutir o papel do educador físico em uma realidade que apresenta cada vez maiores desafios à qualidade da educação nos diversos espaços de atuação desse profissional,” explica.

Para o coordenador do Curso de Educação Física, Professor Joni Trichês, a Semana Acadêmica possibilitou múltiplas vivências no âmbito dos conteúdos que envolvem a Educação Física, seja por intermédio dos esportes, treinamentos, saúde, formação, mercado profissional e mundo do trabalho. “O evento foi também um espaço de formação e valorização da profissão. Da mesma forma, promovemos  trocas de experiências entre diferentes instituições que investem nos cursos de qualificação e formação de professores de Educação Física,” analisa.

Expectativa superada

Ao se inscrever para participar do evento, o professor de Educação Física de Maracajá, Enedir Manoel Monteiro,43 anos nem de longe imaginava a bagagem de conhecimento que levaria após o termino da Semana Acadêmica. “Estou surpreso com a qualidade do evento. Um dos principais diferenciais foi o acolhimento que a Faculdade do Vale do Araranguá-FVA realizou. Fomos tratados de forma cordial e humana, muito deferente do tratamento que recebemos em outras instituições de ensino com maior fama. A qualidade das palestras e o nível de excelência dos palestrantes também foi sensacional,” conta.

Entusiasmado, o professor não vê a hora de voltar para sala de aula e aplicar com os alunos tudo que aprendeu durante a semana inteira de cursos. “Sou presença confirmada na edição do ano que vem,”enfatiza.

Opinião semelhante tem o professor de Educação Física de São João do Sul, Bruno Constante, 25 anos. Dentre todos os cursos que participou durante a semana, o de dança foi o que mais despertou sua atenção. “Nota 10 para o evento. Só tenho elogios para a organização que foi incrível. Foi uma semana produtiva e de muito conhecimento. Agora espero pôr em prática tudo que aprendi sobre dança,” revela.

Na avaliação do Integrador Esportivo da SDR Araranguá, Rogério Henrique Gonçalves, o Chiquinha, a iniciativa cumpriu com seu objetivo principal e possibilitou vivências incríveis.  “Tivemos palestrantes de renome nacional como é o caso da Rosicler Ravache, que é membro do Comitê Paralímpico Brasileiro entre outros excelentes nomes do esporte. Foi um evento ainda maior do que a edição anterior e que capacitou o público participante nas mais diferentes áreas,” finaliza.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa