O tema geral do desfile cívico de 2014 foi 'Araranguá e sua história', com três subtemas 'Identidade e Belezas Naturais', 'História Cultural e Religiosa' e 'História Política, Social e Econômica'.

Após o ato de hasteamento das bandeiras e a execução pela Banda Municipal de Araranguá dos hinos nacional, de Araranguá e da Independência, houve uma quebra de protocolo para ser recebido um pelotão que marcou oficialmente a abertura do evento Primavera Cultural, que iniciou neste domingo, dia 7, junto ao desfile cívico, e segue até dia 27 de setembro.

Primavera Cultural

Serão 20 dias em que a cidade irá respirar cultura. O evento iniciou com a inauguração da Feira Municipal do Livro. Uma estrutura foi montada na Praça Hercílio Luz, para que até dia 14 de setembro a população possa presenciar belíssimas atrações culturais e a comercialização de livros que variam de R$ 2,00 a R$ 30,00.

Entre os dias 12 a 20, a cidade vai estar contagiada com a forte expressão da cultura açoriana, quando acontece a 2ª Semana da Cultura Açoriana, que vai reunir dança, atersanato, gastronomia, teatro, mostra fotográfica, exposições.

Pra fechar com chave de ouro, as comunidades de Santa Catarina, Itoupaba e Rio dos Anjos serão presenteadas com a Caravana Cultural. Festival Dança e Encanta, Noite das Diferenças, Encontro Águas e Vozes em ILhas e para finalizar, o encontro de Corais.

Desfile Cívico

Para iniciar o desfile, o prefeito, Sandro Maciel, fez o pronunciamento oficial. 'Este é um momento importante, estamos resgatando na tradição do desfile cívico, as características dos ideais de pátria. O país faz o mesmo gesto mostrando valores e a importância da independência', afirmou.

O pelotão de abertura contou coma Banda Municipal de Araranguá, Polícia Militar, Proerd, Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros Ariringuá e entidades. Em seguida, o pelotão Primavera Cultural.

O segundo pelotão contou com os Colégios Murialdo, Futurão, Escola de Ensino Infantil e Fundamental Toquinho de Gente.

Já no terceiro pelotão, os Centros de Educação Infantis, Escolas Municipais, Escolas Conveniadas e Escolas Básicas Municipais.

O quarto pelotão teve a  Escola de Educação Básica Castro Alves, Escola de Educação Básica Profª Neusa Ostetto Cardoso, Escola de Educação Básica Profª Maria Garcia Pessi e Escola de Educação Básica Bernardino Sena Campos.

ASESC e UAMA iniciaram o quinto pelotão, seguidos pela Subsecretaria de Esportes, Subsecretaria de Cultura e Secretaria de Educação. A frota de veículos adquiridos pelo Governo do Município veio em seguida. Depois, a Pista de Arrancadão Paulo Cesário, Jipe Clube Unidos da Lama, Volks Ar Clube Araranguá, Opaleiros do Vale do Araranguá, C.T.G Centro de Tradições Gaúchas, Regimento Tradicionalista Barriga Verde encerraram o belo desfile.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa