O próximo passo a ser dado pelos integrantes dos Conselhos Locais de Saúde dos bairros Coloninha, Jardim das Avenidas e Urussanguinha, será a definição dos coordenadores dessas formações. A coordenação dos conselhos será formada por quatro integrantes (presidente, presidente adjunto, secretário e secretário adjunto), representando a comunidade, a Unidade de Saúde relacionada e o Governo Municipal.

As reuniões para definição dos coordenadores ocorrerá nos dias 18, no bairro Jardim das Avenidas; 19, na localidade de Coloninha, e no dia 20, no bairro Urussanguinha. O objetivo da criação das coordenações é o alcance da autonomia dos conselheiros, para que possam gerenciar os conselhos da melhor forma possível. A orientação aos conselheiros está sendo repassada pela Comissão Provisória, formada por 18 representantes de diferentes localidades e entidades, e que vem auxiliando na capacitação dos integrantes e na organização dos conselhos.

Na quarta-feira (13) três membros da Comissão realizaram um treinamento para preparar os conselheiros dos três bairros para poderem atuar nos conselhos locais. De acordo com a integrante da Comissão e representante da localidade de Cidade Alta, Iara Pinheiro da Silva, a capacitação contribuiu em sintetizar temas importantes já acompanhados nas últimas reuniões e fortaleceu os grupos.

'Fizemos um relato de todo o processo de formação dos conselhos, incluindo as reuniões preparatórias, as assembleias, e também um resgate histórico sobre o SUS, o Sistema Único de Saúde. Também foi realizada uma demonstração dos serviços realizados pela Secretaria de Saúde e o número de pessoas atendidas', explicou Iara.

Participaram também da capacitação a Coordenadora da Atenção Básica do Município, Lílian Venâncio Nolla da Silva, e a Secretária Executiva da Secretaria de Saúde, Rosane Kochhann.

Sobre os Conselhos Locais de Saúde

No total, a cidade contará com 13 conselhos, um grupo para cada Unidade de Saúde da cidade. Para o autor do Projeto de Lei Ordinária 16/2013, que deu origem à Lei Municipal No 3.187/2013, o Presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ozair da Silva, o Banha (PT), 'o conselho é uma construção coletiva, que pode se transformar em uma grande ferramenta da sociedade na questão do desenvolvimento do Sistema de Saúde”, pontua.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa/ Câmara de Vereadores de Araranguá