Desde a última sexta-feira a movimentação no Complexo Esportivo Antônio Sant'Helena em nada tem a ver com esporte. A bola que costumava rolar no gramado do estádio, agora só quica de um lado para o outro nos ginásios, Rogério Valerim e Ênio Borges Costa, e nas quadras de basquete e de areia, onde todas as noites desportistas brincam de vôlei, futebol e futevôlei.

Isso porque, no campo, o esporte que aparece é levantamento de peso e testes de resistência, com a montagem das estrutura que abrigarão o 14º Arraial Fest, que acontece de 31 de Julho a 3 de Agosto.

A montagem da cobertura da pista e da área vip dos shows nacionais foi a primeira a ser vista, já com um amontoado de ferro sendo fincado e erguido na parte norte do gramado do campo. Lá está a principal alteração a festa de 2014. O palco ficará de frente para o sul, não mais a leste, ou a oeste, como em outras edições.

Paula Fernandes, Bruno & Marrone e Chimarruts farão o teste para saber se é a localização exata, mas os organizadores já aprovam, afirmando, com técnicos de som dando o aval, que é o melhor posicionamento.

Do outro lado, logo no portão norte de saída nos fundos do ginásio Rogério Valerim, até a casa de pedra, a montagem da praça de alimentação, que terá estrutura mantida como de anos anteriores.

A montagem deve terminar apenas nas vésperas do evento, já com estandes e empresas estando aptas a iniciarem a colocação dos produtos que estarão em exposição, para a 13ª Feindes.

Na quinta-feira, dia 31 de Julho, dentro de pouco mais de uma semana, a abertura oficial será com programação local, religiosa e de música para todos os gostos. Na sexta-feira, dia 1º de Agosto, Paula Fernandes faz o primeiro grande show desta edição, não sem antes o evento proporcionar um dia inteiro de atividades culturais na praça.

No sábado, 2 de Agosto, de novo uma programação completa de exposições e apresentações, que fecha com o esquenta da dupla Neguinho & Emanuel, no palco alternativo da arena de show, e com Bruno & Marrone, no palco principal.

Domingo, 3 de Agosto o evento se encerra mais uma vez com ampla programação cultural e o show gratuito da banda Chimarruts, com o melhor do Reggae Nacional. É o primeiro show gratuito do Arraial em 12 anos, e pela primeira vez na história um show, domingo, de graça para toda a população.

Por enquanto o som é de marteladas, correntes e ferros, mas a partir do dia 31 é a vez da cultura açoriana ser premiada com o 14º Arraial Fest de Sombrio.

Fonte: Ascom Sombrio