Um cenário paradisíaco cercado por uma exuberante e exótica natureza. O principal cartão postal da Cidade das Avenidas foi novamente palco de um belíssimo ensaio fotográfico do talentoso e renomado fotógrafo Enio Frassetto.

As imagens do Morro dos Conventos, registradas na manhã do último sábado, e cedidas com exclusividade ao Portal de Notícias W3, revelam a beleza e os encantos deste ponto turístico que atrai uma multidão de visitantes do mundo todo.

O Morro dos Conventos

Paredões com mais de 80 metros de altura, dunas, restinga, um rio de águas claras e o mar. Todas essas imagens formam o cenário de Balneário Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. A paisagem natural, aliada a uma boa infraestrutura de campings e hotéis, atrai tanto turistas que buscam um final de semana tranquilo, quanto aqueles que preferem a prática de esportes radicais.

O local mais procurado é o alto do Morro dos Conventos, cartão postal da cidade. O mirante oferece uma vista perfeita das dunas, da beira da praia e do encontro do rio Araranguá com o mar. O farol da Marinha, com 8 metros de altura, além de utilizado para a navegação, decora ainda mais o cenário.

Quanto à origem do nome – Morro dos Conventos – existem duas hipóteses: a primeira remonta à possível existência de uma comunidade jesuíta no local, e outra relacionada à formação rochosa, que observada de longe lembra um mosteiro. O balneário possui hotéis e campings equipados com piscinas, quadras de esporte, restaurante e farmácia, garantindo conforto aos visitantes.

Um lugar para todos os gostos

Os paredões rochosos não servem apenas como paisagem. As falésias permitem a prática de esportes radicais como rapel, escalada e vôo livre. Além disso, os aventureiros podem caminhar pelas dunas e percorrer trilhas que contornam os costões. O rio ainda pode ser aproveitado para esportes náuticos como jet ski e windsurf.

O turista que preferir um passeio mais tranquilo pode conhecer o distrito de Hercílio Luz. Colonizado primeiramente pelos açorianos, a região deu origem ao município de Araranguá e ainda hoje guarda traços dessa cultura, com destaque para o artesanato. Usando fibras vegetais os moradores confeccionam bolsas, esteiras e bonecas.

O acesso ao distrito, partindo do Balneário Morro dos Conventos, começa com a travessia de balsa pelo Rio Araranguá. Patrimônio histórico da região, o rio encanta pela cor de suas águas que alternam entre o verde e o azul, de acordo com a ação do vento. A estrada de chão batido, mas com boa condição de tráfego, leva também ao Balneário de Ilhas, uma antiga colônia de pescadores contornada pelo rio e pelo mar. 

Reportagem: Saulo Pithan

Fotos: Enio Frassetto