A partir da próxima quarta-feira Araranguá se transforma na capital estadual dos criadores de cavalos crioulos. A cidade será sede pela primeira vez do maior evento do gênero no Estado, atraindo criadores de cavalos crioulos de todo país.

Araranguá fará sua estreia no ciclo de classificatórias do Freio de Ouro neste ano de 2014. A cidade catarinense receberá a partir do dia 25 a seletiva da prova da raça Crioula e definirá mais oito classificados para a grande final que será realizada no final de agosto, durante a Expointer em Esteio, no Rio Grande do Sul. Também será palco do passaporte para a final da Morfologia.
A diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vê como positiva a entrada do município no circuito. Para o presidente da entidade, Mauro Ferreira, Santa Catarina tem crescido no cenário nacional de competições tanto em quantidade quanto em qualidade. 'Em Araranguá teremos mais de 48 animais e isso demonstra que Santa Catarina está muito bem e com um grande número de animais em treinamento que deverão chegar bem na final', avalia.
Já o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Leandro Amaral, elogiou a estrutura do Caverá Country Park, local que receberá as provas. Lembrou também que os criadores de Santa Catarina estão entrando no circuito do Freio de Ouro com conjuntos extremamente competitivos. 'Araranguá será grande pelo número de animais e pela qualidade. Vamos realizar a classificatória em um centro de eventos bastante organizado com muita qualidade de pista e de instalações tanto para receber os animais quanto para o público', projeta.
Em 2013 o Estado de Santa Catarina registrou um aumento de 12,5% no crescimento de manada em relação ao ano anterior. Hoje o plantel catarinense da raça Crioula conta com cerca de 21,1 mil animais.

Reunião define detalhes do evento

Ontem a noite, dia 19,  no Caverá Country Park, uma reunião da Núcleo Sul Catarinense de Criadores de Cavalos Crioulos serviu para acertar os últimos detalhes do evento. Mudanças na estrutura já foram realizadas no Caverá que esta a todo vapor com os preparativos  para sediar as provas. Segundo Eraldo Vieira, proprietário da empresa que vai receber o evento, a iniciativa vai fomentar a economia local. “Estaremos recebendo os maiores criadores de cavalos crioulos do país. Serão centenas de pessoas que chegam de todos os lugares para consumir aqui e apreciar nosso potencial turístico. Araranguá definitivamente entra na rota de um crescente mercado que desponta no Brasil, o de cavalos crioulos,” explica,

Para o Presidente do Núcleo de Cavalos Crioulos, Dr. Volmar Costa, o evento sediado em Araranguá representa a consolidação e o crescimento da criação de cavalos crioulos na região. “É uma honra podermos sediar um evento de tamanha grandeza e importância para o Estado. Esperamos que a população compareça e prestigie as provas e atrações e venha conferir os animais. É uma oportunidade que não deve passar despercebida,”enfatiza.
Confira a programação
25 de Junho
15h - Concentração de Machos
17h - Admissão Morfologia Passaporte
19h - Término da Admissão Morfologia Passaporte
26 de Junho
8h - Início Julgamento Morfológico Passaporte
15h - Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
16h30min - Término da entrada dos animais Classificatória
17h30min - Exame de Admissão Classificatória
19h - Término Exame de Admissão Classificatória
27 de Junho
8h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
10h - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos
13h30min - Andaduras/Figuras/VSP-

Esbarradas - Fêmeas/Machos
18h - Reunião Núcleos região 05
28 de Junho
8h - Prova de Mangueira - Fêmeas/Machos
10h30min - Prova de Campo - Fêmeas/Machos
13h30min - Revisão documentos classificatória de Paleteada
14h - Classificatória de Paleteada - Reg 05 e Repescagem
29 de Junho
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios